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Tipo do documento: Dissertação
Título: Fermentação e respiração celular em jogo: o lúdico como estratégia motivadora na mediação de significados
Título(s) alternativo(s): Fermentation and cellular respiration in the game: the playful as a motivating strategy in the mediation of meanings
Autor: Morais, Adrielle Carvalho Assis de 
Primeiro orientador: Schumann, Carolina Tavares
Primeiro membro da banca: Oliveira, Letícia Loss de
Segundo membro da banca: Belivacqua, Gabriela Dias
Terceiro membro da banca: Nascimento, Juliana Macedo Lacerda
Resumo: A aprendizagem dos temas fermentação e respiração celular são fundamentais para a compreensão do organismo vivo como um todo, entretanto o estudo dos processos bioquímicos tem despertado pouco interesse dos estudantes, sendo por vezes encarados como conceitos difíceis. Essas dificuldades no ensino atual revelam novas exigências da sociedade contemporânea e a necessidade de revisão das práticas pedagógicas aplicadas. Por outro lado, pesquisas têm revelado que a introdução de ferramentas lúdicas na educação favorece maior engajamento do aluno no processo ensino - aprendizagem. Em vista disso, a presente pesquisa teve como foco principal investigar o papel didático do jogo, a fim de identificar como ele insere o aluno de forma proativa no processo educacional, a partir da abordagem dos temas fermentação e respiração celular. Para tanto, o material desenvolvido, um jogo de tabuleiro intitulado “Vamos correr?” constituído por ilustrações e perguntas, buscando fazer uma abordagem contextualizada e sistêmica dos citados conceitos, foi aplicado em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio. Os resultados foram obtidos por meio da observação direta e das respostas dadas pelos alunos aos questionários. A análise dos dados revelou que o jogo criou um ambiente favorável à participação ativa, pois atraiu a atenção e interesse do aprendiz, encorajando-o a refletir sobre as questões e problemas que surgiam , motivando - o a empregar esforços para alcançar os objetivos propostos; fomentou a troca de saberes entre os discentes por meio das interações que foram estabelecidas o tempo todo; e, segundo os alunos, facilitou a aproximação entre eles e os assuntos abordados, fato que evidenciou a importância do papel mediador do professor
Abstract: The learning of fermentation and cellular respiration themes are fundamental for the understanding of the living organism as a whole, however the study of biochemical processes has aroused little interest from the students, being sometimes considered as difficult concepts. These difficulties in current education reveal new demands of contemporary society and the need to review applied pedagogical practices. On the other hand, research has revealed that the introduction of playful tools in education favors greater student engagement in the teaching-learning process. In view of this, the present research had as main focus to investigate the didactic role of the game, in order to identify how it proactively inserts the student in the educational process, from the approach of the subjects fermentation and cellular respiration. To this end, the developed material, a board game entitled “Let's Run?” Consisting of illustrations and questions, seeking to take a contextualized and systemic approach to the above concepts, was applied in a first year high school class. The results were obtained through direct observation and the answers given by the students to the questionnaires. Data analysis revealed that the game created an environment conducive to active participation, as it attracted the learner's attention and interest, encouraging him to reflect on the issues and problems that arose, motivating him to make efforts to achieve the proposed objectives; fostered the exchange of knowledge among students through interactions that were established all the time; and, according to the students, facilitated the rapprochement between them and the subjects addressed, a fact that evidenced the importance of the teacher's mediating role.
Palavras-chave: Didactic game
Cellular respiration
Fermentation
Meaningful learning theory
Socio-interactionist theory
Jogo didático
Respiração celular
Fermentação
Teoria da aprendizagem significativa
Teoria sociointeracionista
Fermentação
Práticas pedagógicas
Jogos educativos
Materiais de ensino
Biologia (Ensino médio) - Estudo e ensino
Área(s) do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico::Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFBIO)
Citação: MORAIS, Adrielle Carvalho Assis de. Fermentação e respiração celular em jogo: o lúdico como estratégia motivadora na mediação de significados, 2019. 102 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) – Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19112
Data de defesa: 30-Jul-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Rede Nacional em Ensino de Biologia (PROFBIO)

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