Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19113
Tipo do documento: Dissertação
Título: As ferramentas do Google como auxílio na avaliação da aprendizagem no Ensino de Biologia
Título(s) alternativo(s): Google tools as an aid in learning assessment in Biology Education
Autor: Dantas, Bruno de Sousa 
Primeiro orientador: Oliveira, Marcia Taborda Correa
Primeiro membro da banca: Melo, Waisenhowerk Vieira de
Segundo membro da banca: Santos, Aline de Sousa dos
Resumo: Este trabalho relata a construção um material didático voltado para professores da rede pública estadual do Rio de Janeiro cujo objetivo é apresentar propostas alternativas para a avaliação escolar da disciplina de Biologia utilizando, para isto, ferramentas de informação e comunicação (TIC) fornecidas pelo Google. Tendo como referencial teórico Cipriano Luckesi, o material estimula também uma reflexão sobre a importância de se modificar o paradigma atual de avaliação – atualmente sob um viés quantitativo – para uma abordagem qualitativa com ênfase na condução do alunado a um conhecimento mínimo necessário estabelecido pelo professor. Para a confecção deste material, foram levantadas 12 ferramentas, uma para cada bimestre de cada ano de escolaridade do Ensino Médio, tendo como base o Currículo Básico (CB) estabelecido pela Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC) além das legislações e portarias vigentes, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) e a portaria 419/RJ publicada pela Secretaria supracitada. O material didático está disponibilizado em um sítio hospedado no endereço <http://sites.google.com/view/avaliando> no qual estas ferramentas são apresentadas juntamente com uma sugestão de atividade e avaliação de acordo com os vieses expostos tanto nesta dissertação quanto no próprio produto. Esta página na internet também possui os referenciais teóricos sobre avaliação e utilização das TIC que nortearam seu desenvolvimento, além de uma coletânea de vídeos instrutivos para a utilização de boa parte das tecnologias nela presente. Para avaliação da percepção sobre o material didático, foram enviados convites a professores para que conhecessem a proposta e a seguir preenchessem um formulário, no qual puderam apresentar suas opiniões, críticas e sugestões. Identificou-se que o material em si foi bem aceito, com os respondentes afirmando ser viável a execução em suas respectivas escolas. Além disso, este levantamento permitiu modificações no produto e também fomentou ideias para pesquisas futuras acerca do tema
Abstract: This work describes the construction of a teaching material designed for teachers of the public state network of Rio de Janeiro that aims to show alternative proposals to evaluate Biology subject using, for this, Information and Communication Tools (ICT) provided by Google. Using Cipriano Luckesi as the theoretical framework, the material also provokes a reflection about the importance of changing the current evaluation paradigm – currently under a quantitative bias – to a more qualitative approach with emphasis on leading the students to a minimal essential knowledge established by the teacher. To make this material, 12 tools were surveyed, one for each bimester of each grade of the Ensino Médio, using the Currículo Básico (CB) established by the Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC) plus the legislations and decrees still in force, such as the Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) and the decree 419/RJ, published by the secretary aforementioned. This teaching material is presented in a website hosted at <http://sites.google.com/view/avaliando>, in which these tools are shown along with an activity and evaluation suggestion according to the biases elaborated in this dissertation and the product itself. This site also provides the theoretical frameworks about evaluation and using ICT that guided its development, and also an instructive video collection of most of the tools in it provided. To evaluate the teaching material’s perception, invites were sent to teacher so they could know the material’s proposal and, after that, they filled a form where they could tell their opinions, critics and suggestions. It was possible to identify that the material itself was well received, with the respondents claiming it was possible to implement the activities at their schools. Besides, this survey made possible some changes in the product and fomented ideas to future researches on this subject
Palavras-chave: Learning evaluation
Biology Teaching
Information and communication tools
Teaching material
Avaliação da aprendizagem
Ensino de Biologia
Tecnologias de informação e comunicação
Google
Material didático
Práticas pedagógicas
Biologia (Ensino médio) – Estudo e aprendizagem
Tecnologia educacional
Recursos eletrônicos de informação
Aprendizagem
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico::Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFBIO)
Citação: DANTAS, B. S. As ferramentas do Google como auxílio na avaliação da aprendizagem no Ensino de Biologia. 2019. 84 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) – Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19113
Data de defesa: 30-Ago-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Rede Nacional em Ensino de Biologia (PROFBIO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Bruno de Sousa Dantas - 2019 - Completa.pdf2,77 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.