Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19120
Tipo do documento: Dissertação
Título: A funcionalidade do neoconstitucionalismo ao neoliberalismo no Brasil
Título(s) alternativo(s): La funcionalidad del neoconstitucionalismo al neoliberalismo en Brasil
Autor: Silva, David de Vasconcelos 
Primeiro orientador: Falbo, Ricardo Nery
Primeiro membro da banca: Mendes, Alexandre Fabiano
Segundo membro da banca: Brito, Felipe Mello da Silva
Resumo: A pesquisa parte do pressuposto de que o neoconstitucionalismo se tornou hegemônico enquanto teoria e prática no ambiente jurídico brasileiro. Desde os anos 1990, suas técnicas operam a transformação do direito brasileiro com a introdução do pós-positivismo, defesa da prevalência do Poder Judiciário e o direito jurisprudencial como modelo, além da centralização da Constituição Federal como norma aplicável e interpretativa de todo o direito. Buscou-se analisar criticamente tal fenômeno jurídico a partir de Foucault, Laval, Dardot e Garapon. Tais autores têm como objeto de análise social do neoliberalismo enquanto sistema normativo. Na relação estabelecida entre os dois objetos, se concluiu que o neoconstitucionalismo é funcional ao neoliberalismo no Brasil tendo em vista que introduziu na produção e aplicação do direito o modelo concorrencial e a diminuição da soberania popular, tendo como resultado a judicialização da vida e da política e o incrimento do controle sobre o Poder Executivo e Legislativo pelo Sistema de Justiça.
Abstract: La investigación asume que el neoconstitucionalismo se ha vuelto hegemónico como teoría y práctica en el entorno jurídico brasileño. Desde la década de 1990, sus técnicas operaron la transformación del derecho brasileño con la introducción del pospositivismo, la defensa de la prevalencia del Poder Judicial y el derecho jurisprudencial como modelo, además de la centralización de la Constitución Federal como norma aplicable e interpretativa de toda ley. Buscamos analizar críticamente este fenómeno jurídico desde Foucault, Laval, Dardot y Garapon. Estos autores tienen como objeto de análisis social el neoliberalismo como sistema normativo. En la relación establecida entre los dos objetos, se concluyó que el neoconstitucionalismo es funcional al neoliberalismo en Brasil, considerando que introdujo el modelo competitivo en la producción y aplicación del derecho y la reducción de la soberanía popular, resultando en la judicialización de la vida y la política, y el aumento del control sobre los Poderes Ejecutivo y Legislativo por parte del Sistema de Justicia.
Palavras-chave: Neoconstitucionalismo
Neoliberalismo
Constitucionalización
Modelo concorrencial
Funcionalidade
Neoconstitucionalismo
Neoliberalismo
Constitucionalização
Modelo concorrencial
Funcionalidade
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::TEORIA DO DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Faculdade de Direito
Programa: Programa de Pós-Graduação em Direito
Citação: SILVA, David de Vasconcelos. A funcionalidade do neoconstitucionalismo ao neoliberalismo no Brasil. 2022. 194 f. Dissertação (Mestrado em Direito) - Faculdade de Direito, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19120
Data de defesa: 8-Mar-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - David de Vasconcelos Silva - 2022 - Completa.pdf1,42 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.