Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19133
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A educação matemática crítica na formação inicial do professor de matemática: narrativas de conscientização |
Título(s) alternativo(s): | Critical mathematics education in the initial training of mathematics teachers: awareness narratives |
Autor: | Pereira, Bruno de Carvalho ![]() |
Primeiro orientador: | Brião, Gabriela Félix |
Primeiro membro da banca: | Porto, Maria Beatriz Dias da Silva Maia |
Segundo membro da banca: | Lopes, Celi Espasandin |
Resumo: | A presente dissertação aborda as principais preocupações do movimento da Educação Matemática Crítica no que se refere às questões da Justiça Social que visa promover a formação de futuros professores de matemática através de uma proposta pedagógica. Fundamentados nos principais autores da Educação Crítica e da Educação Matemática Crítica, buscou-se conscientizar esses futuros professores quanto ao problema da justiça social e a importância do papel da Matemática na leitura e escrita da realidade. Consideramos as narrativas escritas como percurso metodológico para estabelecer o diálogo entre o investigador e os participantes da pesquisa. Durante o minicurso, que é o Produto Educacional da pesquisa desenvolvida, os estudantes foram estimulados a dialogar sobre suas impressões e elementos constitutivos que favorecem a Educação Crítica e a Educação Política. |
Abstract: | This dissertation addresses the main concerns of the Critical Mathematics Education movement with regard to Social Justice issues, which aims to promote the training of future mathematics teachers through a pedagogical proposal. Based on the main authors of Critical Education and Critical Mathematics Education, we sought to make these future teachers aware of the problem of social justice and the importance of the role of Mathematics in reading and writing reality. We consider the written narratives as a methodological route to establish a dialogue between the researcher and the research participants. During the mini-course, which is the Educational Product of the research developed, students were encouraged to talk about their impressions and constitutive elements that favor Critical Education and Political Education. |
Palavras-chave: | Educação matemática Formação de professores Justiça social Narrativas Critical mathematics education Teachers' training Social justice Narratives |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira |
Programa: | Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ |
Citação: | PEREIRA, Bruno de Carvalho. A educação matemática crítica na formação inicial do professor de matemática: narrativas de conscientização. 2022. 135 f. Dissertação (Mestrado Profissional de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ) - Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19133 |
Data de defesa: | 6-Set-2022 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Bruno de Carvalho Pereira - 2022 - Completa.pdf | 955,24 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.