Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19143
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Pastoral da Juventude do Meio Popular “cirandando” em formação: aproximações entre a pedagogia pastoral e a pedagogia libertadora |
Título(s) alternativo(s): | Pastoral da Juventude do Meio Popular “cirandando” in formation: approximation between the pastoral pedagogy and the pedagogy for liberation |
Autor: | Oliveira, Carlos César de ![]() |
Primeiro orientador: | Sangenis, Luiz Fernando Conde |
Primeiro membro da banca: | Berino, Aristóteles de Paula |
Segundo membro da banca: | Tavares, Maria Tereza Goudard |
Terceiro membro da banca: | Oliveira, Elaine Ferreira Rezende de |
Resumo: | A dissertação Pastoral da Juventude do Meio Popular "cirandando" em formação é um estudo que tem como foco discutir sobre experiências educativas realizadas pela PJMP, com jovens das classes populares, no âmbito da Igreja Católica. O trabalho de pesquisa considerou os diversos entendimentos do que vem a ser pastoral, ao problematizar formas de pastoralidade adotadas pela Igreja Católica ao longo de sua história, sobretudo na América Latina e no Brasil. Tendo a sua práxis vincada pela concepção libertadora, o estudo parte de uma discussão teológica, a fim de contextualizar o espaço em que irá surgir a Pastoral da Juventude do Meio Popular. Nascida num contexto histórico, teológico e pastoral específico, inspirada pela Teologia da Libertação e pela concepção eclesial da Educação Libertadora, a PJMP é um dos importantes resultados da maior aproximação entre a Igreja Católica e a sociedade, principalmente com as classes populares e as suas juventudes. Assim, partindo da concepção de pastoral libertadora, o presente estudo discorre acerca de práticas pastorais realizadas pela PJMP, dando ênfase à sua ação formativa e ao papel que ela exerce na formação das/os jovens. Sua proposta consiste em, a partir das ações formativas – “cirandas” – analisar as aproximações entre a Pedagogia Pastoral e a Pedagogia Libertadora, estabelecendo interlocuções com o pensamento educacional de Paulo Freire e suas formulações acerca de uma educação libertadora, atentando para o papel da cultura popular nas práticas educativas. Trata-se, portanto, de uma reflexão acerca da PJMP e de suas ações formativas junto às juventudes das classes populares, através da qual procurou oferecer contribuições para pensar a formação das/os jovens. |
Abstract: | The dissertation Pastoral da Juventude do Meio Popular “cirandando” in formation is a study that has as focus discuss educational experiences performed by PJMP, with the young people from low income classes, in the scope of the Catholic church. The research paper considered the various understandings of what comes to be the Pastoral, questioning the ways that the Catholic church adopted its pastoral actions throughout its history, especially in Latin America and in Brazil. Having its praxis marked by the liberating conception, the study derives from this theological discussion, in order to contextualize the place that will arise the Pastoral da Juventude do Meio Popular. Born in a specific historical, theological and pastoral context, inspired by the Liberation Theology and by the ecclesial notion of the Education for Liberation, the PJMP is one of the important outcome of the closest approximation between the Catholic church and the society, mainly with the low income classes and their young people. Thus, coming from the conception of a pastoral for liberation, this study expatiate on the pastoral practices performed by PJMP, focusing on its pedagogic action and the role that it plays in the education of the young people. Its proposal consists in, from the pedagogical actions - “cirandas” - analyze the proximity between the Pastoral Pedagogy and the Pedagogy for Liberation, establishing a dialog with the educational thoughts of Paulo Freire and his formulations around an Education for Liberation, making sure of the role of the popular culture in the educational practices. It talks about, therefore, the reflection around the PJMP and its educational actions together with the young people of the low income classes, which intended to offer contributions to think of the education of the young people. |
Palavras-chave: | Pastoral da Juventude do Meio Popular Teologia da libertação Paulo Freire Pedagogia pastoral Pedagogia libertadora Pastoral da Juventude do Meio Popular Liberation theology Paulo Freire Pastoral pedagogy Pedagogy for liberation |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais |
Citação: | OLIVEIRA, Carlos César de. Pastoral da Juventude do Meio Popular “cirandando” em formação: aproximações entre a pedagogia pastoral e a pedagogia libertadora. 2020. 251 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19143 |
Data de defesa: | 17-Fev-2020 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Carlos César de Oliveira - 2020 - Completa.pdf | Documento principal | 2,57 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.