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Tipo do documento: Dissertação
Título: Título... Eita escolha difícil! A relevância da intitulação em textos dos domínios discursivos jornalístico e publicitário
Título(s) alternativo(s): Title... Jeez difficult choice! The relevance of title in texts from the journalistic and advertising discursive domains
Autor: Ribeiro, Catarina Borges de Oliveira 
Primeiro orientador: Camara, Tania Maria Nunes de Lima
Primeiro membro da banca: Beauclair, Marcelo Gomes
Segundo membro da banca: Ribeiro, Anderson da Silva
Resumo: Esta dissertação visa a demonstrar a importância do título no texto, considerando-o não apenas como um complemento deste, mas, sim, como um componente atrativo, capaz de captar a atenção do leitor em um primeiro momento, revelando-se, portanto, um fator estratégico e orientador para a interpretação textual. Outro aspecto que merece destaque é que, além de possuir um lugar privilegiado, ele também guarda a subjetividade do autor. Além disso, ele deve preservar uma macroestrutura semântica elevada que se relacione com o conteúdo do escrito, mostrando-se interessante e coerente. Nesse sentido, esta pesquisa pretende utilizar o espaço escolar para apresentar aos alunos tipos de intitulação, tanto as que guardam relação semântica com o texto, quanto as que não possuem esse entrelaçamento claro, com o intuito de incentivá-los na prática de produção textual, destacando a importância do título e, ao mesmo tempo, fornecendo mecanismos para lhes expandir a criatividade, assunto praticamente não trabalhado pelo professor da Educação Básica. Para isso, a metodologia utilizada foi a qualitativa a partir da análise de referenciais teóricos que ajudassem a embasar e fundamentar as nuances que fazem parte do processo de intitulação. O suporte teórico da pesquisa apresenta concepções de autores como BAKHTIN (1997), que retrata o dialogismo; além da concepção de intertextualidade abordada por KOCH (2012). Outrossim, merece destaque a abordagem de GENETTE (2009) acerca dos elementos paratextuais. Frisa-se que nenhum dos teóricos têm uma pesquisa aprofundada que trate exclusivamente do título, ponto que reforça a inovação quanto ao teor desta pesquisa. Destaca-se, por fim, que o objetivo é construir uma nova forma de pensar o título, estimulando os professores de língua portuguesa a proporem atividades que despertem não só a criatividade dos alunos, mas também o gosto pela leitura e pela prática textual. Ademais, espera-se que o trabalho desenvolvido possa servir de base para outras áreas profissionais, como as da comunicação e do jornalismo.
Abstract: This dissertation aims to demonstrate the importance of the title in the text, considering it not only as a complement to it, but as an attractive component, capable of capturing the reader's attention at first, thus revealing itself, a strategic and guiding factor for textual interpretation. Another aspect that deserves to be highlighted is that, in addition to having a privileged place, it also keeps the author's subjectivity. In addition, it must preserve a high semantic macrostructure that relates to the content of the writing, showing itself to be interesting and coherent. In this sense, this research intends to use the school space to present students with types of titles, both those that keep a semantic relationship with the text, and those that do not have this clear intertwining, in order to encourage them in the practice of textual production, highlighting the importance of the title and, at the same time, providing mechanisms to expand their creativity, a subject practically not addressed by the Basic Education teacher. For this, the methodology used was qualitative, based on the analysis of theoretical references that helped to support and support the nuances that are part of the entitlement process. The theoretical support of the research presents concepts of authors such as BAKHTIN (1997), who portrays dialogism; in addition to the concept of intertextuality addressed by KOCH (2012). Furthermore, GENETTE's (2009) approach to paratextual elements deserves to be highlighted. It is emphasized that none of the theorists have an in-depth research that deals exclusively with the title, a point that reinforces the innovation regarding the content of this research. Finally, it is noteworthy that the objective is to build a new way of thinking about the title, encouraging Portuguese-speaking teachers to propose activities that arouse not only students' creativity, but also a taste for reading and textual practice. Furthermore, it is expected that the work developed can serve as a basis for other professional areas, such as communication and journalism.
Palavras-chave: Basic education
Portuguese language
Textual genres
Title
Educação básica
Língua portuguesa
Gêneros textuais
Título
Língua portuguesa – Estudo e ensino
Leitura
Língua portuguesa – Gênero
Títulos de livros
Paratexto
Intertextualidade
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: RIBEIRO, Catarina Borges de Oliveira. Título... Eita escolha difícil! A relevância da intitulação em textos dos domínios discursivos jornalístico e publicitário. 2023. 110 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19166
Data de defesa: 18-Jan-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

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