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Tipo do documento: Dissertação
Título: “Axé, Orixá!”: metáforas e mesclagem na conceptualização de Xangô e Oxum a partir de mitos e representações imagéticas
Título(s) alternativo(s): “Axe, Orixa!”: metaphors and blending in the conceptualization of Xango and Oxum based on myths and imagetic representations
Autor: Caldas, Viviane Alves 
Primeiro orientador: Velozo, Naira de Almeida
Primeiro membro da banca: Bernardo, Sandra Pereira
Segundo membro da banca: Silva, Luiz Felipe Andrade
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo identificar, descrever e analisar as estruturas e os processos cognitivos que fundamentam a conceptualização de dois orixás do Candomblé – Xangô e Oxum, a partir de mitos e representações imagéticas. Para tanto, como aporte teórico, adotam-se a teoria da Metáfora Conceptual (LAKOFF; JOHNSON, 1980), e um de seus desdobramentos mais recentes, a abordagem das metáforas monomodais pictóricas (FORCEVILLE, 1996, 2006, 2008, 2017), e também a teoria da Integração Conceptual (FAUCONNIER, TURNER, 2002). A análise engloba dez mitos, retirados de um livro sobre a mitologia dos orixás e vinte imagens, coletadas por meio do site Google Imagens. Desse total, cinco mitos e três imagens referentes ao orixá Xangô e cinco mitos e três imagens referentes ao orixá Oxum foram selecionados para a constituição do capítulo de análise. Os resultados apontam o surgimento de metáforas deliberadas e conceptuais como estrutura emergente na mescla e o acionamento dos frames TRIBUNAL, CANDOMBLÉ, ELEMENTO DA NATUREZA, GUERRA, REALEZA, BENS MATERIAIS, MÃE, BELEZA, EMOÇÕES/SENTIMENTOS, a partir de gatilhos não metafóricos identificados nos mitos e em representações imagéticas de Xangô e Oxum. Por meio de uma abordagem qualitativa interpretativista, espera-se, com esta pesquisa, cooperar com os estudos sobre Semântica Cognitiva, mais propriamente, com relação às teorias da Integração Conceptual e da Metáfora Conceptual, sobretudo as metáforas pictóricas, tendo em vista que grande parte das pesquisas desenvolvidas em torno da metáfora se concentram geralmente na investigação de dados verbais ou do gênero propaganda. Como contribuição sociocultural, propõe-se colaborar com a explanação do Candomblé em seu aspecto cultural e religioso, seu desdobramento no Brasil, e proporcionar uma dissociação de suas práticas a rituais malignos, costumeiramente realizadas pela sociedade brasileira.
Abstract: This research aims to identify, describe and analyze the conceptual metaphors, pictorial metaphors and vital relationships established in the conceptualization of two deities of Candomble: Xango and Oxum, in order to understand the conceptualization of these two orixas through myths and imagetic representations. Therefore, as a theoretical contribution, the theories of Conceptual Metaphor (LAKOFF; JOHNSON, 1980) are adopted, and one of its most recent developments, the approach of pictorial monomodal metaphors (FORCEVILLE, 1996, 2006, 2008, 2017), and also the theory of Blending (FAUCONNIER, TURNER, 2002). The analysis encompasses ten myths, taken from a book on the mythology of the orixas and twenty images, collected through the Google Images website. Of this total, five myths and three images referring to the orixa Xango and five myths and three images referring to the orixa Oxum were selected for the constitution of the analysis chapter. The results point to the appearance of deliberate and conceptual metaphors as an emerging structure in the blend and the activation of the frames COURT, CANDOMBLE, ELEMENT OF NATURE, WAR, ROYALTY, MATERIAL GOODS, MOTHER, BEAUTY, EMOTIONS/FEELINGS, from non-metaphorical triggers identified in myths and imagetic representations of Xango and Oxum. Through an interpretive qualitative research, it is hoped, with this research, to cooperate with studies on Cognitive Semantics that investigate the studies of Blending Theory and Conceptual Metaphors, especially Pictorial Metaphors, since that a large part of the research developed around the latter is usually focused on in the investigation of verbal data and advertising genre. As a sociocultural contribution, it is proposed to collaborate with the explanation of Candomble in its cultural and religious aspect, its unfolding in Brazil, and also to provide a dissociation of its practices from evil rituals, usually carried out by Brazilian society.
Palavras-chave: Conceptual metaphors
Pictorial metaphors
Blending
Metáforas conceptuais
Metáforas pictóricas
Mesclagem conceptual
Orixás
Candomblé
Metáfora
Semântica
Xangô (Orixá)
Ogum (Orixá)
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: CALDAS, Viviane Alves. “Axé, Orixá!”: metáforas e mesclagem na conceptualização de Xangô e Oxum a partir de mitos e representações imagéticas. 2023. 124 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19175
Data de defesa: 13-Jan-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

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