Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19180
Tipo do documento: Dissertação
Título: Probabilidades do Jogo War II
Título(s) alternativo(s): War II game probability
Autor: Souza, Cláudio Henrique Afonseca de 
Primeiro orientador: Barbosa, Gabriela dos Santos
Primeiro coorientador: Silva, Patricia Nunes da
Primeiro membro da banca: Crippa, Helvecio Rubens
Segundo membro da banca: Sucupira, Rubens André
Terceiro membro da banca: Pereira, Pedro Carlos
Resumo: É notável a importância das diversas técnicas de contagem e da análise de dados no mundo atual e, por esse motivo, os estudantes são cada vez mais cobrados a estudar e compreender os assuntos de Análise Combinatória e Teoria das Probabilidades. Não há nenhum concurso de nível médio, o próprio ENEM, que não apresente pelo menos uma questão de cada um desses tópicos. Os jogos lúdicos envolvendo a Educação Matemática, de certa forma, vêm estimulando os alunos a se inteirarem de vários conhecimentos tratados nas instituições de ensino e no mercado de trabalho. Essa dissertação possui como principal objetivo utilizar o jogo War II, que foi inspirado na Segunda Guerra Mundial, para tratar desses assuntos e mais, construir novas técnicas de contagem, para permitir um amplo conhecimento de um assunto tão importante e complicado tratado com tanta ênfase nos dias atuais. De certa forma trata-se de uma Pesquisa de Campo, envolvendo alunos do Colégio Militar do Rio de Janeiro, cursando o segundo ano do Ensino Médio, que irá tratar de forma lúdica o estudo das probabilidades e alguns conceitos de análise combinatória através do jogo de tabuleiro War II. Com o objetivo de descrever e analisar o processo de construção de conceitos associados à probabilidade por alunos do 2o ano do Ensino Médio quando vivenciam situações problemas no contexto do jogo War II. Na verdade, tudo é baseado nas possibilidades existentes no lançamento simultâneo de um, dois ou três dados. Assim, serão abordados conceitos, tais como, espaço amostral, evento aleatório, (CF), permutações simples, permutações com elementos nem todos distintos, combinações simples, entre outros. Porém de forma divertida através das possíveis batalhas contextualizadas no tabuleiro do jogo.
Abstract: The importance of several counting techniques in the present days is remarkable. Therefore, students are increasingly required to study and understand Combinatorial Analysis and Probability Theory. There is no high school contest – including ENEM – that does not present at least one question from each aforementioned topic. The ludic games concerning Mathematical Education comes, in a way, stimulating students to learn about different knowledges taught in educational institutions and in the job market. This dissertation primarily aims at using the famous card/board game “War II”, that is inspired on events from Second World War, to deal with such issues, and more, to build new counting techniques, allowing a wide acknowledgment of such complex and important subject, so important and complicated, emphatically dealt with nowadays. It is somewhat a field research, engaging Brazilian Army’s Military School's second year high school students, from the city of Rio de Janeiro, that will approach the study of probability and some concepts of Combinatorial Analysis in a playful way, through the card/board game “War II”; intending to enable those high school student at describing and analyzing the building process of concepts associated with Probability while they experience problematic situations related to the context of that card/board game. Actually, everything is based on the possibilities within the simultaneous rolling of one, two or three dices. Therefore, concepts such as sample space, random event, favorable cases, simple permutations, permutations with not all distinct elements, simple combinations, among others, will be approached. Nonetheless, in a joyful way through the possible battles contextualized in the card/board game.
Palavras-chave: Education of mathematical
Combinatorial Analysis
Probablitiy
Ludic Games
Jogos em educação matemática
Jogos de guerra
Jogos de estratégia
Jogos de tabuleiro
Educação matemática
Análise combinatória
Probablilidade
Jogos lúdicos
War II
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e Estatística
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT)
Citação: SOUZA, Cláudio Henrique Afonseca de. Probabilidades do Jogo War II. 2020. 122 f. Dissertação(Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19180
Data de defesa: 25-Jun-2020
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Rede Nacional em Matemática (PROFMAT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Cláudio Henrique Afonseca de Souza - 2020 - Completa.pdf3,72 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.