Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19180
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Probabilidades do Jogo War II |
Título(s) alternativo(s): | War II game probability |
Autor: | Souza, Cláudio Henrique Afonseca de ![]() |
Primeiro orientador: | Barbosa, Gabriela dos Santos |
Primeiro coorientador: | Silva, Patricia Nunes da |
Primeiro membro da banca: | Crippa, Helvecio Rubens |
Segundo membro da banca: | Sucupira, Rubens André |
Terceiro membro da banca: | Pereira, Pedro Carlos |
Resumo: | É notável a importância das diversas técnicas de contagem e da análise de dados no mundo atual e, por esse motivo, os estudantes são cada vez mais cobrados a estudar e compreender os assuntos de Análise Combinatória e Teoria das Probabilidades. Não há nenhum concurso de nível médio, o próprio ENEM, que não apresente pelo menos uma questão de cada um desses tópicos. Os jogos lúdicos envolvendo a Educação Matemática, de certa forma, vêm estimulando os alunos a se inteirarem de vários conhecimentos tratados nas instituições de ensino e no mercado de trabalho. Essa dissertação possui como principal objetivo utilizar o jogo War II, que foi inspirado na Segunda Guerra Mundial, para tratar desses assuntos e mais, construir novas técnicas de contagem, para permitir um amplo conhecimento de um assunto tão importante e complicado tratado com tanta ênfase nos dias atuais. De certa forma trata-se de uma Pesquisa de Campo, envolvendo alunos do Colégio Militar do Rio de Janeiro, cursando o segundo ano do Ensino Médio, que irá tratar de forma lúdica o estudo das probabilidades e alguns conceitos de análise combinatória através do jogo de tabuleiro War II. Com o objetivo de descrever e analisar o processo de construção de conceitos associados à probabilidade por alunos do 2o ano do Ensino Médio quando vivenciam situações problemas no contexto do jogo War II. Na verdade, tudo é baseado nas possibilidades existentes no lançamento simultâneo de um, dois ou três dados. Assim, serão abordados conceitos, tais como, espaço amostral, evento aleatório, (CF), permutações simples, permutações com elementos nem todos distintos, combinações simples, entre outros. Porém de forma divertida através das possíveis batalhas contextualizadas no tabuleiro do jogo. |
Abstract: | The importance of several counting techniques in the present days is remarkable. Therefore, students are increasingly required to study and understand Combinatorial Analysis and Probability Theory. There is no high school contest – including ENEM – that does not present at least one question from each aforementioned topic. The ludic games concerning Mathematical Education comes, in a way, stimulating students to learn about different knowledges taught in educational institutions and in the job market. This dissertation primarily aims at using the famous card/board game “War II”, that is inspired on events from Second World War, to deal with such issues, and more, to build new counting techniques, allowing a wide acknowledgment of such complex and important subject, so important and complicated, emphatically dealt with nowadays. It is somewhat a field research, engaging Brazilian Army’s Military School's second year high school students, from the city of Rio de Janeiro, that will approach the study of probability and some concepts of Combinatorial Analysis in a playful way, through the card/board game “War II”; intending to enable those high school student at describing and analyzing the building process of concepts associated with Probability while they experience problematic situations related to the context of that card/board game. Actually, everything is based on the possibilities within the simultaneous rolling of one, two or three dices. Therefore, concepts such as sample space, random event, favorable cases, simple permutations, permutations with not all distinct elements, simple combinations, among others, will be approached. Nonetheless, in a joyful way through the possible battles contextualized in the card/board game. |
Palavras-chave: | Jogos em educação matemática Jogos de guerra Jogos de estratégia Jogos de tabuleiro Educação matemática Análise combinatória Probablilidade Jogos lúdicos War II Education of mathematical Combinatorial Analysis Probablitiy Ludic Games |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATISTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e Estatística |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) |
Citação: | SOUZA, Cláudio Henrique Afonseca de. Probabilidades do Jogo War II. 2020. 122 f. Dissertação(Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19180 |
Data de defesa: | 25-Jun-2020 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Rede Nacional em Matemática (PROFMAT) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Cláudio Henrique Afonseca de Souza - 2020 - Completa.pdf | 3,72 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.