Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19181
Tipo do documento: Dissertação
Título: Design de informação persuasivo na disseminação estatística: heurísticas aplicadas à Agência IBGE Notícias
Título(s) alternativo(s): Persuasive information design in statistics dissemination: heuristics applied to IBGE News Agency
Autor: Garcia, Guilherme da Costa 
Primeiro orientador: Monat, Andre Soares
Primeiro coorientador: Souza, Raphael Argento de
Primeiro membro da banca: Lima, Ricardo Oliveira da Cunha
Segundo membro da banca: Freitas, Sydney Fernandes
Resumo: O IBGE, como instituição produtora de estatísticas que retratam a sociedade, precisa que o público acredite na validade de seus dados, principalmente em um ambiente de fake news e pós-verdade. Para suprir a ausência de processos persuasivos que atendam a essa necessidade, nesta pesquisa se elabora uma metodologia de análise heurística para o design de informação persuasivo, aplicado ao conteúdo da Agência IBGE Notícias, visando a identificação de problemas recorrentes no corpus avaliado. As heurísticas fundamentam-se no modelo de probabilidade de elaboração (ELM) e na literatura sobre design de informação, visualização e estatística. São propostas soluções para os problemas encontrados, envolvendo padronização de identidade visual, infográficos e disposição de elementos.
Abstract: IBGE, as an institution that produces a statistical portrait of society, needs the public’s belief of it’s data validiity, especially in the context of fake news and post-truth. In order to make up for the absence of persuasive design processes that meet this need, this research elaborates a heuristic analysis methodology for the dpersuasive information design, applied to the content of IBGE News Agency, aiming to identify recurring problems in the evaluated corpus. The heuristics are based on the elaboration likelihood model (ELM) and on information design, visualization and statistics literature. Solutions are proposed, including standardization of visual identity, infographics and the layout of page elements.
Palavras-chave: Persuasion
Information design
Statistics
Infographics
Persuasão (Retórica)
Design de informação
Estatística
Infografia
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL::PROGRAMACAO VISUAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Escola Superior de Desenho Industrial
Programa: Programa de Pós-Graduação em Design
Citação: GARCIA, Guilherme da Costa. Design de informação persuasivo na disseminação estatística: heurísticas aplicadas à Agência IBGE Notícias. 2021. 131 f. Dissertação (Mestrado em Design) – Escola Superior de Desenho Industrial, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19181
Data de defesa: 20-Ago-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Guilherme da Costa Garcia - 2021 - Completa.pdf30,53 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.