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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19188
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Linguagem e agenciamento: efeitos incorporais atribuídos às universidades federais |
Título(s) alternativo(s): | Language and agency: incorporeal effects attributed to federal universities |
Autor: | Rabello, Silvania Cavalcante ![]() |
Primeiro orientador: | Rodrigues, Bruno Rêgo Deusdará |
Primeiro membro da banca: | Coelho, Victoria Wilson da Costa |
Segundo membro da banca: | Dias, Rosimeri de Oliveira |
Terceiro membro da banca: | Pessoa, Fátima Cristina da Costa |
Resumo: | Nesta pesquisa, queremos propor como ponto de partida para o estudo linguístico a ideia de que a linguagem intervém na realidade, ou seja, tratar a linguagem não apenas como reflexo de um acontecimento. Por conseguinte, um acontecimento (uma circunstância) é também constituído pela linguagem e não apenas descrito ou narrado posteriormente por ela. Para esse entendimento, é necessário nos afastarmos de uma vasta tradição de estudos que contemplam a lógica binária e colocam em oposição língua e pragmática. Utilizamos como suporte teórico Deleuze e Guattari (1995)- Mil platôs, esses autores ampliam o conceito de pragmática, quando colocam o plano linguístico e o plano extralinguístico em constante coengendramento, e isso é o agenciamento, noção levantada como central no trabalho. Para esses autores as circunstâncias ou variáveis atuam na precipitação das formas de expressão e de conteúdo, fazendo com que os dois segmentos se introduzam constantemente. Assim, a importância do processo de formalização da expressão se ressalta, pois não se trata mais de representar, mas de intervir. Destacamos o conceito do agenciamento coletivo da enunciação desses autores e suas consequências: distribuições moventes no discurso e processos relativos de subjetivação (GUATTARI; ROLNIK, 1996), devido ao seu aspecto social da linguagem. Contamos com a contribuição de Foucault (2008) para elucidar sobre a distribuição movente no discurso, orientando as noções de discurso, de enunciado e de enunciação. Quanto às análises, dividimo-las em duas etapas, na primeira etapa são analisadas quatro reportagens, e uma notícia na segunda etapa uma reportagem, uma notícia e um vídeo, que tematizam, de alguma forma, o atual contexto social da educação no Brasil. A primeira etapa se refere ao agenciamento e a segunda se detém aos resultados do agenciamento: distribuição movente no discurso e produção de subjetividade. |
Abstract: | The aim of this research is to propose as a starting point for the linguistic study the idea that language intervenes in reality, that is, treating language not only as a reflection of an event. Therefore, an event (a circumstance) is also constituted by language and not just described or narrated later by it. For this understanding, it is necessary to move away from a vast tradition of studies that contemplate binary logic and put it in opposition language and pragmatics. Deleuze and Guattari (1995) - Mil Platôs - are used as theoretical support, since they expand the concept of pragmatics, when they place the linguistic plane and the extralinguistic plane in constant co-creation, and that is agency, a notion raised as central to the work. For these authors, as a consequence or variables, they act in terms of the forms of expression and content, causing the two segments to introduce themselves constantly. Thus, the importance of the formalization process of expression is emphasized, as it is no longer a matter of representing, but of intervening. We highlight the concept of collective agency of the utterance of these authors and their achievements: moving distributions in the discourse and relative processes of subjectivation (GUATTARI; ROLNIK, 1996), due to their social aspect of language. Foucault (2008) can also contribute to elucidate about the moving distribution in the discourse, guiding the notions of discourse, statement and enunciation. As for the analyzes, we divided them into two stages, in the first stage four reports, a video and a news item are analyzed, in the second stage, a report and a news item, which somehow theorize the current social context of education in Brazil. The first stage refers to agency and the second concerns the results of agency: moving distribution in the discourse and production of subjectivity. |
Palavras-chave: | Language Agency Incorporeal effects Discursive movement Production of subjectivity Linguagem Agenciamento Efeitos incorporais Distribuições moventes no discurso Produção de subjetividade |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística |
Citação: | RABELLO, Silvania Cavalcante. Linguagem e agenciamento: efeitos incorporais atribuídos às universidades federais. 2020. 89 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2020 |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19188 |
Data de defesa: | 9-Dez-2020 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras e Linguística |
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Dissertação - Silvania Cavalcante Rabello - 2020 - Completa.pdf | 818,91 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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