Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19189
Tipo do documento: Dissertação
Título: Jogos no ensino da algebra
Título(s) alternativo(s): Games in the teaching of algebra
Autor: Melo, Mariana Carneiro Moreira 
Primeiro orientador: Jara, Roberto Alfonso Olivares
Primeiro coorientador: Mello, Cristiane de
Primeiro membro da banca: Concordido, Claudia Ferreira Reis
Segundo membro da banca: Wouters, Susan
Terceiro membro da banca: Felipe, Luis Humberto Guillermo
Resumo: Considerando a importância dos jogos como ferramenta metodológica no ensino da Matemática, em especial no ensino de Álgebra, este trabalho contém uma proposta pedagógica, direcionada principalmente aos professores, para ser utilizada como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem desta disciplina. Essa proposta visa atrair a atenção dos alunos e facilitar a prática docente. Nesse intuito, além de apresentar a teoria envolvida no aprendizado de cada assunto, essa proposta utiliza a aplicação de jogos em sala de aula, com o foco de tornar a aprendizagem mais significativa. Para tal, os jogos aplicados envolvem conteúdos já estudados pelos alunos, o que permite que eles tenham a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos nesses conteúdos. Foi realizado uma pesquisa de campo envolvendo os alunos do ensino fundamental II de uma escola municipal, localizada no município de Casimiro de Abreu/RJ, com o objetivo de verificar como os jogos poderiam promover e despertar um interesse maior desses alunos com relação ao aprendizado dos conteúdos de Álgebra.
Abstract: Considering the importance of games as a methodological tool in the teaching of Mathematics, especially in the teaching of Algebra, this study contains a pedagogical proposal, aimed mainly at teachers, to be used as a tool in the teaching learning process of this discipline. This proposal aims to attract students' attention and facilitate teaching practice. For this purpose, in addition to presenting the theory involved in learning each subject, this proposal uses the application of games in the classroom, with the focus on making learning more meaningful. To do so, the games used involve contents already studied by students, which allows them to have the opportunity to improve their knowledge of these contents. Field research has been carried out involving Junior High School students from a municipal school, located in the city of Casimiro de Abreu/RJ, with the objective of verifying how games could promote and awaken a greater interest of these students concerning to the learning of Algebra contents.
Palavras-chave: Games
Junior High School
Jogos
Algebra
Ensino Fundamental
Jogos em Educação Matemática
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e Estatística
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT)
Citação: MELO, Mariana Carneiro Moreira. Jogos no Ensino da Álgebra. 2021. 101f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT) - Instituto de Matemática e Estatística. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19189
Data de defesa: 12-Nov-2021
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Rede Nacional em Matemática (PROFMAT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Mariana Carneiro Moreira Melo - 2021 - Completa.pdf2,2 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.