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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19191
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Rede de relações e condições de trabalho docente de professores de Sociologia em escolas privadas na cidade do Rio de Janeiro |
Título(s) alternativo(s): | The relationships and working conditions of Sociology School teachers from the private network of efficient means in favored in the city of Rio de Janeiro |
Autor: | Matos, Weslley Hanns Carvalho |
Primeiro orientador: | Santos, Myrian Sepúlveda dos |
Primeiro coorientador: | Cid, Gabriel da Silva Vidal |
Primeiro membro da banca: | Covre-Sussai, Maira |
Segundo membro da banca: | Melo, Doriam Luis Borges de |
Terceiro membro da banca: | Ferreira, Walace |
Quarto membro da banca: | Soares, Carolina Zuccarelli |
Resumo: | A pesquisa analisa as redes de relações e as condições de trabalho de professores de Sociologia em escolas da rede privada em meios economicamente favorecidos na cidade do Rio de Janeiro. Diante da inegável existência do modelo de gestão educacional via inciativa privada no país, bem como a realidade da implantação da Reforma da Educação através da Lei nº 13.415/2017, que retirou a obrigatoriedade da disciplina de Sociologia no Ensino Básico, há o objetivo de compreender as possibilidades do exercício do trabalho docente de Sociologia nesse contexto de mudança e imprevisibilidade. A partir da conciliação do arsenal teórico relacional de Norbert Elias e Pierre Bourdieu e da Sociologia do trabalho, há a investigação da construção de redes de relações entre professores, coordenadores e outros profissionais das escolas, que configuram e favorecem as oportunidades de emprego através das práticas de indicação, além de buscar as estratégias para a permanência desses professores no emprego. Para essa finalidade, foram realizadas quinze entrevistas com treze profissionais que foram inicialmente buscados através da metodologia da “bola de neve” de acesso aos participantes e os dados foram abordados pela análise temática. Os resultados mostram que, apesar desses estabelecimentos privados de educação possuírem grande infraestrutura material e melhores salários para os docentes, estão longe de garantirem condições ideais para a realização da natureza do trabalho docente. Os professores submetidos ao contexto de intensificação do trabalho docente por terem que lidar com diversas demandas nesses espaços escolares estão cansados e com dificuldade de conseguirem realizar suas atividades como professor de modo qualificado. Diante desse contexto de precarização do trabalho docente e de ausência de estabilidade no emprego, as redes de relações se mostram fundamentais para que os docentes consigam algum grau de sensação de segurança na busca de oportunidades de emprego. |
Abstract: | The research analyzes the relationships and working conditions of Sociology School teachers from the private network of efficient means in favored in the city of Rio de Janeiro. Given the undeniable existence of the education model via private initiative in the country, as well as the reality of the implementation of the Education Reform through Law nº 13.415/2017, which removed the mandatory nature of the discipline of Sociology in Basic Education, there is the objective of understanding how possibilities of exercising Sociology teaching work in this context of unpredictability. From the conciliation of the theoretical arsenal and Pierre Bourdieu and the Sociology of work, there is an investigation of the construction of networks of relationships between teachers, coordinators and other school professionals, which configure and favor employment opportunities through the practices of indication, in addition to to seek strategies for the permanence of these teachers in employment. For this purpose, interviews were carried out with thirteen professionals who were searched through the “snowball” methodology and the data were accessed by thematic analysis. The results show that the teachers of these private establishments, which are owned by the great material infrastructure and the best jobs for the teachers, are guaranteed for a longer time in ideal conditions to carry out the nature of the work of the teachers. Teaching teachers serve the context of workspaces because they have intensified the needs of schools that are tired and find it difficult to carry out their activities as teachers in a qualified way. Given this context of pre-charity of teaching work and the absence of seeking stability, how the networks of relationships prove to be fundamental for teachers to achieve a degree of feeling of security in the face of job opportunities. |
Palavras-chave: | Rede de relações Trabalho docente Professores de sociologia Educação privada Network of relationships Teaching work Professors of sociology Private education |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Ciências Sociais::Instituto de Ciências Sociais |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais |
Citação: | MATOS, W. H. C. Rede de relações e condições de trabalho docente de professores de Sociologia em escolas privadas na cidade do Rio de Janeiro. 2022. 165 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) — Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19191 |
Data de defesa: | 7-Out-2022 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Ciências Sociais |
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