Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19192
Tipo do documento: Dissertação
Título: Uma experiência de resolução de problemas com a utilização do aplicativo Photomath em um viés colaborativo
Título(s) alternativo(s): A problem-solving experience using the Photomath application in a collaborative way.
Autor: Trindade, José Mario dos Santos 
Primeiro orientador: Barbosa, Augusto César de Castro
Primeiro coorientador: Concordido, Cláudia Ferreira Reis
Primeiro membro da banca: Rodrigues, Chang Kuo
Segundo membro da banca: Antunes, Gladson Octaviano
Resumo: Foi realizado um estudo investigativo sobre a inserção do aplicativo Photomath, com o uso da metodologia de resolução de problemas, em um esquema colaborativo, para o ensino de funções polinomiais do segundo grau. Com esta proposta metodológica procurou-se viabilizar uma aprendizagem mais efetiva, gerando uma melhor apropriação dos conteúdos por parte dos alunos. Os problemas abordados são apresentados de forma contextualizada e interdisciplinar, de maneira a motivar os alunos. A abordagem adotada é empírico-analítica, seguindo uma modalidade de pesquisa com estudos teóricos sobre o referido tema. Foram utilizados instrumentos de mensuração sobre a presente proposta, apresentando dados qualitativos e quantitativos. Neste sentido, essa experiência envolveu duas turmas do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública, em uma das quais foi mantido o modo convencional de ensino e na outra optou-se por uma abordagem contemporânea com o uso de recurso tecnológico e por meio de ensino colaborativo. As avaliações finais foram as mesmas. O objetivo geral deste trabalho é desenvolver atividades colaborativas por meio de problemas contextualizados que englobem uma tendência pedagógica contemporânea, através de um recurso tecnológico. O conteúdo matemático abordado foi a função polinomial do segundo grau em problemas de otimização. Os cálculos foram feitos manualmente, mas a interpretação gráfica se deu por meio do aplicativo Photomath.
Abstract: An investigative study was carried out on the insertion of the Photomath application, using the methodology of problem solving, in a collaborative scheme, for teaching second egree polynomial functions. From this methodological proposal, it was sought to enable more effective learning, generating a better appropriation of the contents by the students. The problems addressed are presented in a contextualized and interdisciplinary way, in order to motivate students. The adopted approach is empirical-analytical, following a research modality with theoretical studies on there ferred topic. Measurement instruments were used on the present proposal, presenting qualitative and quantitative data. This experience involved two third year classes of high school in a public school, in one of them, the conventional teaching method was maintained and in the other, a contemporary approach was chosen with the use of technological resources and collaborative teaching. The final evaluations were the same. The general objective of this work is to develop collaborative activities through contextualized problems that encompass a contemporary pedagogical tendency, through a technological resource. The mathematical content addressed was second degree polynomial function in optimization problems. The calculations were made manually, but the graphical interpretation took place through the Photomath application.
Palavras-chave: Problem solving
Second degree polynomial function
Collaborative teaching
New technologies
Resolução de problemas
Função Polinomial do Segundo Grau
Ensino colaborativo
Novas tecnologias
Photomath
Matemática - Estudo e ensino
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e Estatística
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT)
Citação: TRINDADE, José Mário dos Santos. Uma experiência de resolução de problemas com a utilização do aplicativo Photomath em um viés colaborativo. 2021. 74 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19192
Data de defesa: 25-Mar-2021
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Rede Nacional em Matemática (PROFMAT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - José Mário dos Santos Trindade - 2021 - Completa.pdf1,66 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.