Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19197
Tipo do documento: Tese
Título: Por uma politização do design: caminhos entre o feminismo e a educação popular
Título(s) alternativo(s): Towards design politicization: paths between feminism and popular education
Autor: Serpa, Bibiana Oliveira 
Primeiro orientador: Carvalho, Ricardo Artur Pereira
Primeiro membro da banca: Szaniecki, Bárbara Peccei
Segundo membro da banca: Martins, Bianca Maria Rego
Terceiro membro da banca: van Amstel, Frederick Marinus Constant
Quarto membro da banca: Martins, Luiza Prado de Oliveira
Resumo: A tese apresenta reflexões sobre o campo do Design e possíveis engajamentos políticos a partir de uma investigação exploratória e qualitativa. O objetivo deste trabalho é refletir sobre a politização do design a partir de pressupostos teórico-práticos da educação popular e do feminismo. O percurso investigativo se deu a partir do arcabouço político-metodológico da Pesquisa Militante, que congrega ações educativas, políticas e de pesquisa em uma prática coletiva e colaborativa de produção de conhecimentos junto a movimentos sociais ou coletividades em luta. Os espaços da pesquisa compreenderam ações da pesquisadora junto ao International Development Design Summit, à Universidade Livre Feminista, à Rede Design e Opressão, ao Movimento Estudantil da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e no trabalho docente na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Os fundamentos teóricos sobre politização que orientam a tese são oriundos dos debates da Educação Popular e do Feminismo latino-americano. No âmbito do design, as questões são levantadas a partir de elaborações teórico-práticas que estão inseridas no Design Participativo e nos Estudos em Design, especialmente as vinculadas ao campo crítico latino-americano e às discussões de Gênero e Feminismo. Como resultado, defendo que os processos de politização do Design podem acontecer a partir de quatro eixos de transformação: epistemologia, ontologia, conceituação e prática. Em cada eixo são apresentadas reflexões que se fundamentam na práxis da Pesquisa Militante e indicam caminhos para uma possível politização do campo.
Abstract: The thesis presents reflections about the Design field and the possible political engagements from an exploratory and qualitative inquiry. The objective of this work is to reflect about the politicization of Design through the theoretical and practical assumptions of popular education and feminism. The investigative path was based on the political and methodological framework of Militant Research, which brings together educational, political and research actions in a collective and collaborative practice of knowledge production with social movements or collectivities in struggle. The research spaces were diverse and included actions of the researcher along with the International Development Design Summit, the Free Feminist University, the Design and Oppression Network, the Student Movement of the University of the State of Rio de Janeiro and the teaching work at the Federal University of Rio de Janeiro. The theoretical foundations on politicization that guide the thesis are drawn from debates in Latin American Popular Education and Feminism. In the scope of design, the questions are raised from theoretical-practical elaborations that are inserted in Participatory Design and Design Studies, especially those linked to the Latin American critical field and to discussions of Gender and Feminism. As a result, I argue that the processes of politicization of Design can happen from four axes of transformation: epistemology, ontology, conceptualization and practice. In each axis I present reflections that are based on the praxis of Militant Research and indicate paths for a possible politicization of the field.
Palavras-chave: Politics
Feminism
Popular education
Desenho industrial
Design
Feminismo
Ciência política
Política
Educação popular
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Escola Superior de Desenho Industrial
Programa: Programa de Pós-Graduação em Design
Citação: SERPA, Bibiana Oliveira. Por uma politização do design: caminhos entre o feminismo e a educação popular. 2022. 223 f. Tese (Doutorado em Design) – Escola Superior de Desenho Industrial, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19197
Data de defesa: 29-Ago-2022
Aparece nas coleções:Doutorado em Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese - Bibiana Oliveira Serpa - 2022 - Completa.pdf1,55 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.