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Tipo do documento: Dissertação
Título: Na-va-lhas: ruídos e (ex)tétik indisciplinares
Título(s) alternativo(s): Na-va-lhas: noise and (ex)tetik disciplinar
Autor: Oliveira, José Pedro de Almeida 
Primeiro orientador: Fernandes, Cíntia Sanmartin
Primeiro membro da banca: Matheus, Letícia Cantarela
Segundo membro da banca: Herschmann, Micael Maiolino
Resumo: O que existe entre a incerteza do sim e o talvez? Na-va-lhas é esse abismo. É o “não saber”. É a busca da incerteza e da multiplicidade de dúvidas. Não se trata aqui de um trabalho que responde a perguntas, mas de um trabalho que propõe e provoca perguntas, muitas das quais ainda não possuem respostas. Buscamos, de certo modo, traçar um percurso indisciplinar: descobrir novas formas de aplicação da etnografia; brincar e jogar com novas palavras; atravessar o trabalho por uma estética que não é ética. Olhamos, observamos e tal qual nosso “objeto”, não aceitamos as normas, fugimos das normas, criamos com os nossos corpxs as nossas explosões estéticas uma anti-poética, um terrorismo poético, um atravessamento de linguagens. Vivenciamos a violência epistemológica (detectamos os espitemicídios), a violência física (apresentamos os percursos da necropolítica). Produzimos ruídos com os nossos corpxs, queremos descolonizar, mais que a interdisciplinaridade, nos interessa a indisciplina. Descobrimos novas formas de existir e esse trabalho é um manifesto, não de existência, mas contra a morte. Contra o extermínio dos nossos e das nossas. Formação de quadrilha, nos encontramos (propomos encontros potentes). E depois o que fazer com esses encontros? Descobrimos uma “coletivoetnografia”, que se dá no momento do encontro e que reverbera para depois do encontro. A Na-va-lha, está nos corpxs, está neste trabalho, ela é a estética. A língua é fogo. A fala é fogo. A Na-va-lha corta!
Abstract: What takes place between the uncertain Yes and the maybe? This abiss is NA-VA-LHAS. It´s the “not know”. It´s the search for the uncertainty and the variety of doubts. This paper is not about answering questions, but about propose and provoque questions that, in their majority, still dont´t have answers. We search, somehow, trace and indisciplinary path: to find out new ways to apply ethnography; to play with news words and meanings; to break through this work by an aesthetics that is not ethic. We look, observ and as our “object”, we don´t accept the Standards, we run away from the Standards, we creat with our bodies our aesthetics explosions an anti-poetic, a poetic terrorism, a language crossing over. We live the epistemological violence (we detect the epistemicides), the physical violence (we present the necropolitics courses). We produce noise with our bodies, we want to decolonize, we are interested of indiscipline than of multidiscipline. We found out other ways to exist and this paper is a manifest, not about existence, but against death. Against the extermination of us. Gang formation when we are gathered (we propose powerful gathering). But what can we do with these gatherings? We discovered a coletivoetnografia, what happens at the momento f our gathering and reverberate after this. The NA-VA-LHAS is in our bodies, is in the work, it is the aesthetic. The tongue is fire. The speech is fire. The NA-VA-LHAS cuts.
Palavras-chave: Performance
Indisciplina
Coletivoenografia
Necropolitics
Performace
Indisciplina
Coletivoetinografia
Necropolítica
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::TEORIA DA COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Citação: OLIVEIRA, José Pedro de Almeida. Na-va-lhas: ruídos e (ex)tétik disciplinares. 2018. 73 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) – Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19204
Data de defesa: 23-Fev-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação

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