Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19205
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Análise das provas de Matemática do vestibular da UERJ e do ENEM |
Título(s) alternativo(s): | Analysis of the Mathematics tests at the UERJ and ENEM entrance exams |
Autor: | Santos, Silvia Lucia Pinto dos ![]() |
Primeiro orientador: | Souza, Fábio Silva de |
Primeiro membro da banca: | Rezende, Wanderley Moura |
Segundo membro da banca: | Souza, Marcele Câmara de |
Terceiro membro da banca: | Márquez, Rosa María García |
Resumo: | O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) foi criado em 1998 com objetivo de avaliar anualmente o aprendizado dos alunos concluintes e egressos do ensino médio. Os dados obtidos através desse exame são utilizados pelo governo para elaborar políticas educacionais de melhoria e qualidade. A partir de 2009 o Exame Nacional de Ensino Médio ganhou grande destaque como processo seletivo para acesso às instituições de educação superior através do Sistema de Seleção Unificada (SISU). Várias universidades passaram a adotar o SISU ao longo desses anos. Porém, a universidade do Estado do Rio de Janeiro é a única universidade pública carioca que não adota o SISU. Diante disso, o presente trabalho tem o escopo de analisar questões do vestibular da UERJ e do ENEM. Nesse contexto fizemos um breve histórico sobre o ENEM e a UERJ, comparamos os conteúdos programáticos dos dois exames, apontamos questões do exame discursivo do vestibular da UERJ que abordavam conteúdos que raramente foram cobrados nos exames do ENEM e, por fim, analisamos questões da segunda fase do vestibular da UERJ com a finalidade de mostrar as mudanças ocorridas no exame discursivo. |
Abstract: | The National High School Examination (ENEM) was created in 1998 with the objective of evaluating the learning of completed students and high school graduates. The data used through this exam is used by the government for elaborate educational policies of improvement and quality. As of 2009 or the National High School Examination gained great prominence as the process of access to higher education institutions through the Unified Selection System (SISU). Several universities Passed to adopt SISU over these years. However, a university in the State of Rio de Janeiro is a single public university in Rio that does not adopt SISU. In view of this, the present work has the scope of analyzing vestibular issues of UERJ and ENEM. In this context, he made a brief history about ENEM and UERJ, compared the syllabus contents of the two exams, pointed out the questions of the UERJ entrance exam and addressed the contents that were charged in ENEM exams and, finally, analyzed the second phase of the entrance exam at UERJ with the possibility of showing how changes occurred in the discursive exam. |
Palavras-chave: | ENEM UERJ UERJ entrance exam ENEM UERJ Vestibular da UERJ |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) |
Citação: | SANTOS, Silvia Lucia Pinto. Análise das provas de Matemática do ENEM e do vestibular da UERJ. 2020. 102 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19205 |
Data de defesa: | 2-Abr-2020 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Rede Nacional em Matemática (PROFMAT) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Silvia Lucia Pinto dos Santos - 2020 - Completa.pdf | 6,74 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.