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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19207
Tipo do documento: Tese
Título: Jovens, RPG e redes de sociabilidade: muito prazer em conhecer!
Título(s) alternativo(s): Young people, RPG and social network: nice to meet you!
Autor: Neves, Leonardo Azevedo 
Primeiro orientador: Oswald , Maria Luiza Magalhães Bastos
Primeiro membro da banca: Silva, Dagmar de Mello
Segundo membro da banca: Silva, Leonardo Amaro Nolasco da
Terceiro membro da banca: Pimentel , Mariano Gomes
Quarto membro da banca: Pereira , Rita Marisa Ribes
Resumo: A partir de experiência própria, que me levou à constatação do desinteresse de jovens estudantes para com os conhecimentos curriculares na forma com que são transmitidos por grande parte das escolas, este estudo estabelece uma relação entre essa desmotivação em contraste com o empenho que esses mesmos jovens demonstram em buscar conhecimento para se dedicarem a sessões e aventuras de RPG, destacando a importância que o “grupo” e o coletivo têm para eles. A pesquisa – realizada com um grupo de jovens do Ensino Médio e da Universidade - em um primeiro momento presencialmente, e em um segundo momento via conversas online – teve por foco elucidar como o interesse deles cresce à medida em que trançam interdisciplinarmente, por intermédio de redes de sociabilidade, as tramas do jogo com conhecimentos pelos quais, muitas vezes, não se interessam na escola, e que, no contexto do jogo passam a fazer sentido para eles. São propostas reflexões acerca de como se dá a produção de conhecimentos dos jovens jogadores de RPG, que modos de sociabilidade estão presentes nessas experiências e como essa arte de jogar, elemento fundamental da experiência humana, pode ser sugestiva de metodologias que permitam aos jovens, e a seus professores, ter muito prazer em ensinaraprender. Os acontecimentos da pesquisa de campo foram explorados com base nas contribuições teóricas de Gilles Brougère e Johan Huizinga para pensar a cultura lúdica, de Lev Vygotsky para relacionar o jogo ao desenvolvimento humano, na epistemologia das ciências humanas de Mikhail Bakhtin e na abordagem sócio-histórica da pesquisa proposta por Lucia Rabello de Castro e Maria Tereza de Assunção Freitas, no conceito de juventude tal qual trabalhado por José Machado Pais, Juarez Dayrell e Paulo Carrano, no conceito de saber rizomático de Silvio Gallo, nas redes de conhecimento e significação de Nilda Alves, entre outras. As discussões demonstram que seria possível às/aos professoras/es, observando as relações que jovens estabelecem com o conhecimento, e entre si, mediadas pelo RPG, transformar a escola em campo fértil para ensinarprender.
Abstract: Based on my own experience, that has led me to perceptions of a lack of motivation among young people towards the curricular knowledge as it is presented by most schools, this study establishes a correlation between this lack of motivation and, on the other hand, the commitment that they show towards seeking knowledge for the improvement of their roleplaying game sessions, highlighting how much the group seems to be important to them. The research – carried out with a group of Brazilian High School and University students - first done in person, and then through online conversations – has had a fundamental role in elucidating how their interest grows as they connect in a interdisciplinary way, through social networks, the game plots with knowledges that, more often than not, they don’t get interested in at school, but end up gaining meaning and purpose to them in the game context. Reflections are proposed on how young RPG players produce knowledge, what ways of sociability are present in these experiences and how this “art of playing”, fundamental element of human experience, can point to methodologies that allow young people, and their teachers, to find great pleasure in teaching-learning. The ongoings of the field research could be explored based on the theoretical contributions of Gilles Brougère and Johan Huizinga to think about playful culture, Lev Vygotsky to correlate game to human development, the epistemology of human sciences by Mikhail Bakhtin and the social-historical approach of research proposed by Lucia Rabello de Castro and Maria Tereza de Assunção Freitas, the concept of youth as told by José Machado Pais, Juarez Dayrell and Paulo Carrano, Silvio Gallo's concept of rhizomatic knowledge, Nilda Alves’ knowledge networks, among other. The study shows that it would be possible for teachers, by observing the relations that young people establish with knowledge and among each other, through the RPG, to transform the school into a more fruitful place for teaching ang learning.
Palavras-chave: Youth
RPG
Sociability
Education
Juventude
RPG
Sociabilidade
Educação
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: NEVES, Leonardo Azevedo. Jovens, RPG e redes de sociabilidade: muito prazer em conhecer! 212 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19207
Data de defesa: 21-Out-2022
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

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