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Tipo do documento: Dissertação
Título: A visibilidade LGBTI+ e o protagonismo lésbico – narrativas de estudantes e funcionários de uma escola estadual da Zona Norte de Niterói
Título(s) alternativo(s): LGBTI+ Visibility and Lesbian Protagonism – Narratives from Students and School Staff of a Public School in the City of Niterói
Autor: Ferreira, Melina Aurora Terra 
Primeiro orientador: Sepulveda, Denize Aguiar Xavier
Primeiro membro da banca: Lima, Alexandra Garcia Ferreira Lima
Segundo membro da banca: Schueler, Alessandra Frota Martinez de
Resumo: Através do método de pesquisa narrativa, esta dissertação analisa a existência do protagonismo da identidade lésbica durante o período de 2016 a 2018 criado por estudantes do Ensino Médio de uma escola estadual da Zona Norte de Niterói que compunham o autodenominado sapabonde. Com as narrativas dessas estudantes, de outros estudantes LGBTI+ e de funcionários, verificou-se que as relações de companheirismo e de resistência forjadas pelas estudantes do sapabonde, somadas às experiências emancipatórias vividas anteriormente, foram importantes para que pudessem criar táticas de resistências às práticas de silenciamento e controle que lhes possibilitaram reivindicar direitos e visibilizar a identidade lésbica dentro da unidade escolar. Apesar do arrefecimento da ação política do sapabonde a partir de 2019, algumas dessas táticas parecem resistir. Juntamente às narrativas dos estudantes gays e não binários do sexo masculino, observou-se quão nociva é a construção dos modelos hegemônicos de masculinidades, erguidos em oposição ao feminino e à homossexualidade, e que necessitam de constante vigilância para existirem. Dentro do contexto pesquisado, essa vigilância aparece nos processos de reiteração de gênero e xingamentos gayfóbicos sofridos por esses estudantes. Verificou-se também a importância do apoio da família e do combate às práticas de exclusão, estigmatização e discriminação nos processos de constituição identitárias dos estudantes LGBTI+.
Abstract: This thesis relies on the narrative research methodology and aims to analyze the existence of the protagonism of lesbian identity in the self-proclaimed sapabonde, a group of high school students of a public school in the city of Niterói from 2016 to 2018. Based on narratives provided by these students, as well as other LGBTI+ students and school staff, I observed that partnership and resistance relationships forged within the sapabonde group, in addition to their previous liberating experiences, allowed them to develop strategies to withstand silencing and controlling actions from authority figures. These strategies led them to claim their rights and give visibility to the lesbian identity within school walls. Although the sapabonde group has been losing political strength since 2019, it seems that some of those strategies still remain. Along with narratives of gay and non-binary students, I determined how harmful the creation of hegemonic models of masculinity is. Such models are established in opposition to homosexuality and the female identity and demand constant surveillance to exist. In the researched context, that surveillance can be easily noticed in the gender normative processes and homophobic insults that these students endure. I also verified the importance of family support and the fight against social exclusion, stigmatization and discrimination in the building of LGBTI+ students’ identities.
Palavras-chave: Narrative
Anti-LGBTI+ Bias
Lesbian identity
Basic education
Narrativa
LGBTIfobia
Lesbianidades
Educação básica
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Citação: FERREIRA, Melina Aurora Terra. A visibilidade LGBTI+ e o protagonismo lésbico – narrativas de estudantes e funcionários de uma escola estadual da Zona Norte de Niterói. 2020. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19208
Data de defesa: 13-Jul-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais

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