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Tipo do documento: Tese
Título: Estímulos e limitações para a utilização de aulas práticas por professores de Ciências Biológicas
Título(s) alternativo(s): Stimulus and limitations for the use of practical classes by Biological Sciences teachers
Autor: Batista, Vagner Luiz 
Primeiro orientador: Bastos, Wagner Goncalves
Primeiro membro da banca: Silva, Flávia Venâncio
Segundo membro da banca: Fernandes, José Artur Barroso
Resumo: As disciplinas Ciências e Biologia que são pautadas na observação e experimentação, podem contar com as atividades práticas, dentre outros recursos pedagógicos, para otimizar o processo ensino-aprendizagem, sem depender unicamente da explanação teórica. Diante disso, essa pesquisa foi realizada com professores da área de Ciências Biológicas atuantes e objetivou identificar os fatores limitantes, assim como os estimulantes, para a elaboração de aulas práticas experimentais no ensino regular. As justificativas tradicionais para não realizar aulas práticas experimentais (como falta de tempo, recursos, apoio e infraestrutura), embora sejam plausíveis de acordo com determinados contextos institucionais, não foram prioridades para a pesquisa. Os critérios considerados nos questionários e entrevistas reflexivas foram: conceitos e importância das práticas experimentais; contribuições da formação inicial para a experimentação; contribuições de projetos extracurriculares; contribuições das experiências profissionais e sugestões para formação continuada, ressaltando-se a importância da reflexão docente sobre as contribuições da experimentação didática para o ensino. Os critérios de análise permitiram distinguir dois grupos de interesse: professores com limitações e outros com estímulos para sobrepujar as adversidades contextuais. A pesquisa também permitiu corroborar a hipótese de que fatores ligados à formação inicial e continuada propiciam a limitação ou estímulo para o desenvolvimento de práticas experimentais.
Abstract: The disciplines Science and Biology, which are based on observation and experimentation, can rely on practical activities, among other pedagogical resources, to optimize the teaching-learning process, without relying solely on theoretical explanation. In view of this, this research was carried out with professors in the field of Biological Sciences active and aimed to identify the limiting factors, as well as the stimulants, for the elaboration of experimental practical classes in regular education. Traditional justifications for not taking practical experimental classes (such as lack of time, resources, support and infrastructure), although plausible according to certain institutional contexts, were not priorities for the research. The criteria considered in the questionnaires and reflective interviews were: concepts and importance of experimental practices; contributions from initial training to experimentation; contributions from extracurricular projects; contributions from professional experiences and suggestions for continuing education, emphasizing the importance of teaching reflection on the contributions of didactic experimentation to teaching. The analysis criteria allowed to distinguish two interest groups: teachers with limitations and others with incentives to overcome contextual adversities. The research also supported the hypothesis that factors linked to initial and continuing education provide a limitation or stimulus for the development of experimental practices.
Palavras-chave: Professional training
Experimental practices
Science teaching and biology
Capacitação profissional
Práticas experimentais
Ensino de Ciências e Biologia
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade
Citação: BATISTA, Vagner Luiz. Estímulos e limitações para a utilização de aulas práticas por professores de Ciências Biológicas. 2019. 81 f. Projeto de qualificação (Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade) - Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19210
Data de defesa: 21-Jul-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade

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