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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19217
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Prática exploratória: gerando entendimentos acerca da vida em sala de aula com uma turma de EJA e seu professor |
Título(s) alternativo(s): | Exploratory practice: generating understandings about life in the classroom with a Youth and Adult Education group and their teacher |
Autor: | Silva, Leandro Novaes ![]() |
Primeiro orientador: | Bezerra, Isabel Cristina Rangel Moraes |
Primeiro membro da banca: | Silva, Vera Lúcia Teixeira da |
Segundo membro da banca: | Barros, Adriana Lúcia de Escobar Chaves de |
Resumo: | Na presente dissertação, objetivo compreender em que medida a Prática Exploratória pode mobilizar as pessoas a refletirem acerca do processo de aprender uma língua estrangeira de forma a construírem uma aprendizagem mais significativa. Para tal, busquei entender a perspectiva de aprendizes de língua inglesa de uma turma de EJA e seu professor acerca da vida em sala de aula quando estes têm a oportunidade de refletir. Busco compreender o processo de ensino e aprendizagem desse idioma para esse grupo e que influência o processo reflexivo pode ter na construção de crenças (BARCELOS, 2006) sobre aprender idiomas e sobre o próprio aprendizado. Para desenvolver este estudo, a princípio, foram abordadas teorias que tratam de aprendizagem de segunda língua para entender qual o papel de aspectos relacionados a crenças (BARCELOS, 2006) e formas de interação (ALLWRIGHT, 2009) nesse processo. Deste modo, este trabalho se inscreve na área de Linguística Aplicada (SCHMITT; CELCE-MURCIA, 2002), sendo a Prática Exploratória (ALLWRIGHT, 2003; 2008) a abordagem teórico-metodológica que o configura. Adotei, por isso, o posicionamento da Prática Exploratória em diálogo com a Pesquisa Qualitativa (CHIZZOTTI, 2003) a fim de gerar dados com alunos de uma turma de EJA e seu professor, de maneira a produzir um processo reflexivo que promova o desenvolvimento mútuo sobre as questões que são o foco da investigação. A Prática Exploratória possibilita abordar o puzzle, ou questão a ser investigada (MILLER, 2010), e a discutir com os próprios participantes questões relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem. As APPEs, “Atividades Pedagógicas com Potencial Exploratório” (MILLER, 2012; HANKS, 2017), podem ser conduzidas como uma ferramenta para entender a perspectiva dos alunos em relação às suas próprias aulas. Vale a pena esclarecer que entendo tais atividades à luz do que Allwright (2003a, apud MILLER, 2012) orienta como um trabalho conjunto para gerar entendimentos de questões relevantes para os envolvidos. O desenvolvimento mútuo estaria associado ao ato de “planejar para entender” (MILLER, 2012) a fim de gerar oportunidades de entendimentos mais profundos para os participantes. Nessa perspectiva, propicia-se a reflexão, o mapeamento de crenças e percepções sobre as questões investigadas. A proposta desse trabalho, embora objetive a construção de entendimentos locais (MORAES BEZERRA, 2007), pode ajudar professores da área de ensino de língua inglesa a refletirem sobre suas práticas, bem como incentivá-los a ter uma escuta e um olhar mais sintonizado com seus alunos ao se depararem com situações de ensino em que não tenham o retorno de aprendizagem que esperam por parte dos mesmos. |
Abstract: | In the present dissertation, I aim to understand to what extent Exploratory Practice can mobilize people to reflect on the process of learning a foreign language in order to make it more meaningful. To this end, I sought to understand the perspective of English language learners of Educação para Jovens e Adultos (Youth and Adult Education group) and their teacher about life in the classroom when they have the opportunity to reflect. I seek to understand the teaching-learning process of that language for this group and the influences the reflective process may have in the construction of beliefs (BARCELOS, 2006) about language learning and about learning itself. To develop this study, theories that deal with second language learning were initially approached to understand the role of aspects related to beliefs (BARCELOS, 2006) and forms of interaction (ALLWRIGHT, 2009) in this process. Thus, this work is inscribed in the area of Applied Linguistics (SCHMITT; CELCE-MURCIA, 2002), with Exploratory Practice (ALLWRIGHT, 2003; 2008) being the theoretical-methodological approach that shapes it. Therefore, I adopted the positioning of Exploratory Practice in dialogue with Qualitative Research (CHIZZOTTI, 2003) in order to generate data with the students and their teacher and produce a reflective process that promotes mutual development on the issues that are the focus of the investigation. Exploratory Practice makes it possible to approach the puzzle or question to be investigated (MILLER, 2010) and to discuss with the participants issues related to the teaching-learning process. PEPAs, “Potentially Exploitable Pedagogic Activities” (MILLER, 2012; HANKS, 2017), can be conducted as a tool to understand the students' perspective in relation to their own classes. It is worth clarifying that I understand such activities in the light of what Allwright (2003a, apud MILLER, 2012) guides as a joint work to generate understandings of relevant issues for those involved. Mutual development would be associated with the act of “planning to understand” (MILLER, 2012) in order to generate opportunities for deeper understandings for participants. In this perspective, reflection, mapping of beliefs and perceptions about the investigated issues is provided. Although this study aims at building local understandings (MORAES BEZERRA, 2007), it can help teachers in the area of English language teaching to reflect on their practices, as well as encourage them to listen to their students and look more in tune with them when teachers encounter teaching situations in which they do not have the learning feedback they expect from them. |
Palavras-chave: | Exploratory practice English language learning Reflective process Quality of life in the classroom Prática exploratória Aprendizagem de língua inglesa Processo reflexivo Qualidade de vida em sala de aula |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística |
Citação: | SILVA, Leandro Novaes. Prática exploratória: gerando entendimentos acerca da vida em sala de aula com uma turma de EJA e seu professor. 2020. 113 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19217 |
Data de defesa: | 13-Ago-2020 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras e Linguística |
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Dissertação - Leandro Novaes Silva - 2020 - Completa.pdf | 4,46 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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