Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19223
Tipo do documento: Dissertação
Título: Práticas escolares frente à violência policial no território da Maré
Título(s) alternativo(s): School practices in the face of police violence in the territory of Maré
Autor: Mesquita, Vagner Luiz Belchior 
Primeiro orientador: Villardi, Raquel Marques
Primeiro membro da banca: Rocha, Ana Angelita Costa Neves da
Segundo membro da banca: Lázaro, André Luiz de Figueiredo
Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal compreender de que forma as escolas municipais da Maré, bairro da cidade do Rio de Janeiro, lidam com a violência policial, contribuindo ou não para a construção da cidadania no território. Para tanto, realizaram-se entrevistas semiestruturadas no formato de grupo focal e individual com docentes e componentes das equipes gestoras de diferentes escolas municipais localizadas na Maré. A pesquisa está estruturada em quatro capítulos. No primeiro capítulo, realizamos uma discussão acerca das políticas de segurança pública, nas perspectivas prevencionista, penalista e militarista, avaliando seu rebatimento no ordenamento do espaço público da cidade do Rio de Janeiro. No segundo capítulo, estudamos a importância do processo de escolarização na construção da cidadania e, subsequentemente, na criação de mecanismos que possam possibilitar a incolumidade dos moradores de favelas, frente à violência policial. O terceiro capítulo apresentamos os passos metodológicos que guiaram a produção do trabalho e as características socioespaciais do bairro da Maré, como também da rede de ensino localizada no território. No quarto capítulo, buscamos compreender de que forma as escolas da Maré que compõem o grupo selecionado lidam com a violência policial, contribuindo (ou não) para a construção da cidadania no território. Os dados obtidos revelam que o tema da violência policial faz parte das práticas pedagógicas dos professores entrevistados, porém sua abordagem é secundarizada, revelando indícios de uma diminuição do estranhamento ao modus operandi das forças policiais no território com o passar do tempo.
Abstract: The main objective of this work is to understand how municipal schools in Maré, a neighborhood in the city of Rio de Janeiro, deal with police violence, and whether the contribute to the construction of civic responsibility in the territory. To this end, semi-structured interviews were carried out within a focus group and individual format with teachers and members of the management teams of different municipal schools located in Maré. The study is structured in four chapters. The first chapter seeks to investigate questions relating to preventative, penal, and militaristic public security policies, as well as their impact on the planning of the public space of the city of Rio de Janeiro. The second chapter demonstrates the importance of the schooling process in the construction of civic responsibility and, subsequently, the creation of mechanisms that can keep favela residents safe from police violence. The third chapter highlights the methodological steps that guided the production of the work and the socio-spatial characteristics of the Maré neighborhood, as well as the education network located in the territory. The fourth chapter explores how the schools in Maré that make up the selected group deal with police violence, and whether they contribute to the construction of civic responsibility in the territory. The data obtained reveal that while the topic of police violence is part of the pedagogical practices of the teachers interviewed, it is approached in a secondary manner, a fact that provides evidence of a normalization in the treatment of the modus operandi of the police forces in the territory.
Palavras-chave: Práticas escolares
Violência policial
Cidadania
Maré
School practices
Police violence
Maré
Civic responsibility
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DEMOGRAFIA::POLITICA PUBLICA E POPULACAO::POLITICA POPULACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana
Citação: MESQUITA, Vagner Luiz Belchior. Práticas escolares frente à violência policial no território da Maré. 2022. 134 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19223
Data de defesa: 11-Nov-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Vagner Luiz Belchior Mesquita - 2022 - Completa.pdf1,71 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.