Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19227
Tipo do documento: Dissertação
Título: Depressão, psicanálise e atualidade
Título(s) alternativo(s): Depresión, psicoanálisis y actualidad
Autor: Gomes, Thomas Speroni 
Primeiro orientador: Jorge, Marco Antonio Coutinho
Primeiro membro da banca: Ferreira, Nadiá Paulo
Segundo membro da banca: Vivès, Jean-Michel
Resumo: Neste trabalho pesquisou-se o tema da depressão no contexto histórico, na obra de Sigmund Freud, no ensino de Jacques Lacan, na epidemiologia de maneira breve, no DSM-5 e nas produções contemporâneas de psicanalistas. No âmbito histórico percorre-se a Antiguidade, a Idade Média, o Renascimento, o Classicismo, a Contemporaneidade, e faz-se uma análise dos DSMs psiquiátricos desde sua primeira edição no tocante à depressão. Empreende-se, também, um mapeamento das ocorrências do tema da depressão na obra de Freud e no ensino de Lacan. Na terceira e última parte deste trabalho aborda-se a atualidade. Principia-se expondo os dados epidemiológicos, e então passa-se a uma análise minuciosa da depressão no DSM-5. Em seguida, reúnem-se teses, concepções, afirmações e considerações de psicanalistas contemporâneos sobre o que é – ou seria? – a depressão hoje no campo da psicanálise. Conclui-se que: a tristeza – fenômeno icônico da depressão – atravessou todas as eras históricas, atraindo a atenção dos pensadores e tomando os mais diferentes contornos que os paradigmas de suas épocas puderam delinear; que a depressão incide, de uma maneira ou de outra, em parte considerável das obras de Freud e Lacan – apesar de não ocupar um lugar de destaque em seus desenvolvimentos teóricos; que os dados epidemiológicos são alarmantes; que a psiquiatria, no que tange à depressão, tem abordado somente o suporte biológico do sujeito e reduzido a questão a leituras fenomênicas; que, entre os psicanalistas de hoje, há concordâncias, pontos de aproximação e pontos de divergência, mas não há um discurso coeso dentro do campo psicanalítico a respeito da concepção, caracterização e da etiologia da depressão.
Abstract: En este trabajo se investigó el tema de la depresión en el contexto histórico, en la obra de Sigmund Freud, en la enseñanza de Jacques Lacan, en la epidemiología de manera breve, en el DSM-5 y en las producciones contemporáneas de psicoanalistas. En el ámbito histórico se recorre la Antigüedad, la Edad Media, el Renacimiento, el Clasicismo, la Contemporaneidad, y se hace un análisis de los DSMs psiquiátricos desde su primera edición en lo que toca a la depresión. Se emprende también un mapeo de las ocurrencias del tema de la depresión en la obra de Freud y en la enseñanza de Lacan. En la tercera y última parte de este trabajo se aborda la actualidad. Se empieza exponiendo los datos epidemiológicos, y entonces se pasa a un análisis minucioso de la depresión en el DSM-5. Enseguida, se reúnen tesis, concepciones, afirmaciones y consideraciones de psicoanalistas contemporáneos acerca de qué es – ¿o sería? – la depresión hoy en el campo del psicoanálisis. Se concluye que: la tristeza – fenómeno icónico de la depresión – atravesó todas la eras históricas, atrayendo la atención de los pensadores y tomando los más distintos contornos que los paradigmas de sus épocas pudieron dibujar; que la depresión incide, de una manera o de otra, en parte considerable de las obras de Freud y Lacan – a pesar de no ocupar un lugar destacado en sus desarrollos teóricos; que los datos epidemiológicos son alarmantes; que la psiquiatría, en lo que toca a la depresión, viene abordando solamente el soporte biológico del sujeto y reduciendo la cuestión a lecturas fenoménicas; que, entre los psicoanalistas de hoy, hay concordancias, puntos de aproximación y puntos de divergencia, pero no hay un discurso cohesivo dentro del campo psicoanalítico respecto a la concepción, caracterización y etiología de la depresión.
Palavras-chave: Psicoanálisis
Depresión
Psicopatología
Psicanálise
Depressão
Psicopatologia
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Psicologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicanálise e Políticas Públicas
Citação: GOMES, Thomas Speroni. Depressão, psicanálise e atualidade. 2019. 111 f. Dissertação (Mestrado em Psicanálise) – Instituto de Psicologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19227
Data de defesa: 3-Abr-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Psicanálise e Políticas Públicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Thomas Speroni Gomes - 2019 - Completa.pdf1,05 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.