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Tipo do documento: Dissertação
Título: CIEPs: tensões, conflitos e repercussões de uma Política Pública em Duque de Caxias na Baixada Fluminense
Título(s) alternativo(s): CIEPs: Tensions, conflicts and repercussions of a public policy in Duque de Caxias in Baixada Fluminense
Autor: Costa, Marcos Luis Oliveira da 
Primeiro orientador: Barão, Gilcilene de Oliveira Damasceno
Primeiro membro da banca: Faria, Lia Ciomar Macedo de
Segundo membro da banca: Santos , Lincoln de Araujo
Terceiro membro da banca: Rocha , André Santos da
Resumo: O trabalho aqui apresentado é o resultado de pesquisa com proposta de analisar a política pública implementada durante o primeiro governo de Leonel de Moura Brizola no Estado do Rio de Janeiro (1983 – 1987) por meio do I Programa Especial de Educação, principalmente por meio da implantação dos Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs). O objetivo é identificar os elementos que compunham a política, bem como sua efetividade junto à sociedade fluminense. O trabalho se desenvolveu por meio de análise bibliográfica de referência, bem como de documentos obtidos e que apresentam elementos relevantes sobre o desenvolvimento de diferentes projetos que compunham a política, como o Programa de Alunos Residentes (PAR), Programa de Formação em Serviço, Atendimento Médico e Odontológico Básico, Programa de Alimentação, etc. Ainda foi analisada a repercussão da política em diferentes sujeitos da sociedade como, movimentos sociais organizados, a imprensa e a própria população que dela fazia uso. Concluiu-se que a efetividade da política não encontrou eco na sociedade, em parte pela descontinuidade de sua execução e em parte pelas resistências por parte de grupos estratégicos da sociedade, como representantes sindicais e da mídia impressa e televisiva que, atendendo aos interesses da elite fluminense, produziu no senso comum a ideia de que os CIEPs eram uma escola ineficiente e para poucos e por outro lado produzia uma segregação territorial.
Abstract: The work presented here is the result of a research with a proposal to analyze the public policy implemented during the first government of Leonel de Moura Brizola in the State of Rio de Janeiro (1983 -1987) through the I Programa Especial de Educação [Special Education Program], mainly by the implementation of Centros Integrados de Educação Pública (CIEP) [Integrated Centers of Public Education]. The objetive is to identify the elements that compose the policy, as well as its effectiveness with the fluminense society. The work was developed through bibliographic analyses references, as well as documents obtained that present relevants elements about the development of different projects that composed the policy, such as the Programa de Alunos Residentes (PAR) [Resident Student Program], Programa de Formação em serviço [In-Service Training Program], medical and odontological basic treatment, food programs, etc. It was also analysed the repercussion of the policy on different subjects of society, such as organized social movements, the press and the population that used it. It was concluded that the effectiveness of the policy did not find na echo in society, partly by the discontinuity of its execution and partly by resistance from strategic groups of society, such as union representatives, the press and televised media that meeting the interests of the fluminense elite, produced in common sense the Idea that the CIEPs were an inefficient school and for for a few people and, on the other hand produced territorial segregation.
Palavras-chave: Education
Public policy
Centro Integrado de Educação Pública
Educação
Políticas públicas
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: COSTA, Marcos Luis Oliveira da. CIEPs: tensões, conflitos e repercussões de uma Política Pública em Duque de Caxias na Baixada Fluminense. 2021. 225 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19241
Data de defesa: 15-Jul-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação

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