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Tipo do documento: Tese
Título: Em busca do movimento intersetorial: um olhar, a partir dos profissionais da escola, sobre as intersecções entre as mediações culturais na prática cotidiana no âmbito das políticas públicas sociais
Título(s) alternativo(s): In search of the intersectoral movement: a look, from the perspective of school professionals, on the intersections of cultural mediations in everyday practice within the scope of social public policies
Autor: Amaral, Maria Inez Bernardes do 
Primeiro orientador: Ramos, Marise Nogueira
Primeiro coorientador: Almeida, Ney Luiz Teixeira de
Primeiro membro da banca: Silva, Letícia Batista da
Segundo membro da banca: Senna, Mônica de Castro Maia
Terceiro membro da banca: Oliveira, Rafael Bastos Costa de
Resumo: A tese objetiva captar o olhar dos profissionais da escola sobre as mediações culturais que afetam a busca pela intersetorialidade no cotidiano dos serviços públicos, quando do atendimento da infrequência escolar das crianças pobres. Parte-se do entendimento de que a formação sociohistórica do agente público brasileiro, atravessada por conceitos preconcebidos, contribui para a formação de uma mentalidade específica que afeta o atendimento/encaminhamento/acompanhamento, tanto inicial quanto continuado dos alunos em situação de infrequência escolar, que acaba por fortalecer a manutenção de um sistema opressivo, que se aproveita do fracionamento dos saberes desenvolvidos ao longo da formação socio cultural, que em relação com os saberes acadêmicos e cotidianos definem uma hierarquia de saberes no mundo trabalho. Para isso, interroga-se, a partir do olhar dos profissionais da educação, as práticas intersetoriais percebidas no âmbito da proteção social dos alunos infrequentes. Nesse sentido, relaciona-se o plano macrossocial, através do processo de formação do pensamento social do Brasil, com o cenário da administração pública brasileira das últimas décadas, com o plano microssocial, onde se discute trabalho e experiências cotidianas como formadoras do humano, a partir da lógica cultural de ser agente público no Brasil contemporâneo. Como subsídio inicial para pesquisa tem-se o campo de aplicação de um programa desenvolvido para combater a infrequência escolar, cujos encontros foram olhados etnograficamente, a partir desta observaação inicial desenolveu-se entrevistas abertas com profissionais da escola e equipes diretivas, de onde obteve-se o resultado de que a formação humana pelas experiências vividas, sentidas e apreendidas, quando não tensionadas teóricamente, colaboram para a manutenção de um sistema de preconceitos que objetiva-se em opressões que aprofundam e fortalecem diferentes expressões da questão social, quando reviolam direitos já violados pela exclusão social.
Abstract: The thesis aims to capture the view of school professionals about the cultural mediations that affect the search for intersectoriality in the daily life of public services, when attending the school infrequency of poor children. We start from the understanding that the socio-historical formation of the Brazilian public agent, crossed by preconceived concepts, contributes to the formation of a specific mentality that affects the attendance/forwarding/monitoring, both initial and continued, of students in a situation of school infrequency, which ends up strengthening the maintenance of an oppressive system, that takes advantage of the fractioning of knowledge developed throughout the socio-cultural formation, which in relation to academic and daily knowledge define a hierarchy of knowledge in the world of work. To this end, it questions, from the point of view of education professionals, the intersectoral practices perceived in the field of social protection of infrequent students. In this sense, the macro-social plan is related, through the process of formation of the social thought in Brazil, with the scenario of the Brazilian public administration in the last decades, with the micro-social plan, where work and daily experiences are discussed as formative of the human being, from the cultural logic of being a public agent in contemporary Brazil. As an initial subsidy for the research, we have the field of application of a program developed to combat infrequency, whose meetings were looked at ethnographically, from this initial observation we developed open interviews with school professionals and management teams, From this initial observation, open interviews were developed with school professionals and management teams, from which we obtained the result that human formation through experiences lived, felt, and apprehended, when not tensioned theoretically, collaborate to the maintenance of a prejudice system that is objectified in oppressions that deepen and strengthen different expressions of the social issue, when they reviolate rights already violated by social exclusion.
Palavras-chave: Intersectorial movement
Cultural mediation
Everyday life
Prejudice
Oppression
Human formation
School infrequency
Public agent
Knowledge
Movimento intersetorial
Mediação cultural
Cotidiano
Preconceito
Opressão
Formação humana
Infrequência escolar
Agente público
Saberes
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana
Citação: AMARAL, Maria Inez Bernardes do. Em busca do movimento intersetorial: um olhar, a partir dos profissionais da escola, sobre as intersecções entre as mediações culturais na prática cotidiana no âmbito das políticas públicas sociais. 2022. 234 f. Tese (Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana) – Centro de Educação e Humanidades, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19267
Data de defesa: 7-Dez-2022
Aparece nas coleções:Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana

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