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Tipo do documento: Dissertação
Título: Quem precisa de paz? A UPP leva! Como o jornal O Globo e seus leitores in-formam e dão o tom da branquitude na cobertura das implantações de Unidades de Polícia Pacificadora no Rio de Janeiro
Título(s) alternativo(s): Who needs peace? UPP takes! How the newspaper O Globo and its readers in-form and set the tone of whiteness in the coverage of the deployment of Pacifying Police Units in Rio de Janeiro
Autor: Araujo, Cintia de Lourdes Martins 
Primeiro orientador: Amoroso, Mauro Henrique de Barros
Primeiro membro da banca: Ribeiro, Ana Paula Pereira da Gama Alves
Segundo membro da banca: Gomes, Janaína Damaceno
Terceiro membro da banca: Santana, Wedencley Alves
Resumo: Os jornais têm em seu cerne a função de informar, levar à população as informações mais importantes sobre a vida em sociedade. Porém, existem muitos aspectos que atravessam uma redação de jornal e a construção do que é notícia. Por muito tempo, os jornais foram as fontes oficiais de informação (o que vem mudando com o advento das redes sociais e a democratização da comunicação) e ainda exercem influência na formação de opinião de seus leitores sobre os assuntos que escolhem abordar. Assim, na mesma medida em que informam e agendam o assunto do dia, os jornais também contribuem para a formação do pensamento das pessoas, e essa é uma ação educativa. Então, para quê e como os jornais “in-formam” seus leitores? Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar como o Jornal O Globo, através das reportagens sobre as UPPs e os comentários de seus leitores, in-formam e contribuem para a educação sobre a população moradora de favelas no Rio de Janeiro, e se essa narrativa justifica políticas de segurança pública para essas áreas baseadas na pacificação e no sistema de dominação da branquitude. Para isso, utiliza a metodologia de análise de conteúdo proposta por Raquel Recuero (2018) para avaliar conjuntos de dados textuais, método que reúne técnicas de estudo das imagens, textos e outros conteúdos informativos para extrair algum tipo de sentido, de forma sistemática. O quadro teórico reúne estudos sobre comunicação, poder e opinião pública de Habermas (1990), Bourdieu (1997), Castells (2017) e Hohlfeldt, Martino e França (2015); estudos sobre racismo e branquitude de Munanga (2004), Jaccoud (2008) e Sovik (2009); a implantação de políticas públicas de segurança no Rio de Janeiro, de autores tais como Caldeira (2011), Leite (2012) e Burgos, Pereira, Cavalcanti, Brum e Amoroso (2011).
Abstract: At the heart of newspapers is the function of informing, providing the population with the most important information about life in society. However, there are many aspects that go through a newsroom and the construction of what is news. For a long time, newspapers were the official sources of information (which has been changing with the advent of social networks and the democratization of communication) and still have an influence on forming the opinion of their readers on the subjects they choose to address. Thus, to the same extent that they inform and schedule the subject of the day, newspapers also contribute to the formation of people's thoughts, and this is an educational action. So, for what and how do newspapers “in-train” their readers? This research has as main objective to analyze how the Jornal O Globo, through the reports about the UPPs and the comments of its readers, inform and contribute to the education of the population living in favelas in Rio de Janeiro, and if this narrative justifies public security policies for these areas based on pacification and the whiteness domination system. For this, it uses the content analysis methodology proposed by Raquel Recuero (2018) to evaluate sets of textual data, a method that gathers techniques for studying images, texts and other informational content to systematically extract some kind of meaning. The theoretical framework gathers studies on communication, power and public opinion from Habermas (1990), Bourdieu (1997), Castells (2017) and Hohlfeldt, Martino and França (2015); studies on racism and whiteness by Munanga (2004), Jaccoud (2008) and Sovik (2009); the implementation of public security policies in Rio de Janeiro, by authors such as Caldeira (2011), Leite (2012) and Burgos, Pereira, Cavalcanti, Brum and Amoroso (2011).
Palavras-chave: Whiteness
Racism
Public opinion
Pacification
UPP
Branquitude
Racismo
Opinião pública
Pacificação
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: ARAUJO, Cintia de Lourdes Martins. Quem precisa de paz? A UPP leva! Como o jornal O Globo e seus leitores in-formam e dão o tom da branquitude na cobertura das implantações de Unidades de Polícia Pacificadora no Rio de Janeiro. 2021. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19275
Data de defesa: 4-Jun-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação

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