Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19279
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Além dos muros da escola: interpretação socioambiental da área de proteção ambiental do Engenho Pequeno e Morro do Castro – SG, RJ |
Título(s) alternativo(s): | Beyond the school walls: tracing and socially and environmentally interpreting the environmental protection área of Engenho Pequeno and Morro do Castro – SG, RJ |
Autor: | Santos, Viviane Perdomo ![]() |
Primeiro orientador: | Pimentel, Douglas de Souza |
Primeiro coorientador: | Mendes, Regina Rodrigues Lisbôa |
Primeiro membro da banca: | Fernandes, Jose Artur Barroso |
Segundo membro da banca: | Santos, Marcelo Guerra |
Resumo: | O processo de ocupação do Município de São Gonçalo se deu de forma desordenada, com a exploração de seus recursos naturais, industrialização e, por fim, com o loteamento de seus antigos engenhos e fazendas recebendo um grande fluxo de moradores e acelerado processo de urbanização. A Área de Proteção Ambiental do Engenho Pequeno e Morro do Castro (APAEP) é um remanescente de Mata Atlântica e vem sofrendo fortes pressões do meio urbano. Como estratégia para preservação destas áreas utiliza-se a prática da educação ambiental e como ferramenta para a sensibilização, a interpretação ambiental de trilhas. Portanto, os objetivos do presente trabalho são compreender de que modo a interpretação socioambiental de trilhas da APAEP pode auxiliar na promoção da educação ambiental e mudança de concepções prévias de natureza. A metodologia utilizada é qualitativa através da pesquisa-intervenção, permitindo a aproximação do pesquisador ao pesquisado, propiciando o ato de repensar, problematizar e compreender o problema. O público alvo são alunos do segundo segmento fundamental de duas escolas públicas do bairro do Engenho Pequeno. Conclui-se que ainda é predominante a visão naturalista, romântica de natureza entre os alunos e que as questões socioculturais ainda são problematizadas fora do contexto ambiental. Portanto, é válida a utilização dos espaços não formais, como as Unidades de Conservação na promoção de mudanças conceituais que contribuam para uma visão socioambiental de natureza, promovendo assim a compreensão e amenização dos impactos ambientais negativos. |
Abstract: | The growing process of the São Gonçalo municipality took place in a disorderly way, with the exploitation of its natural resources, industrialization and finally receiving a flood of new residents, that resulted in an accelerated urbanization. The Environmentally Protected Area of Engenho Pequeno and Morro do Castro (APAEP) is a remnant of the Atlantic Forest and has suffered heavy pressure from urban areas. As a strategy for conservingthese areas the practice of environmental education is used, as a tool for sensitization, the environmental interpretation of trails. Therefore, the objectives of this work are understanding how the APAEP environmental interpretation trails can assist in promoting environmental education and changing preconceptions of nature, as well as raise the preconceptions of students on the concept of nature and APAEP; analyzing the APAEP trail of the Mirante, as well as structuring and implementing interpretive points with socio-environmental relevance for teaching purposes, in formal education, performing the exercise “Trilhando a APAEP na escola”. The methodology used is qualitative through research-intervention, allowing the approach of the researcher-researched, providing the act of rethinking, discussing and understanding the problem. The target audience is second grade students of two public schools in the Engenho Pequeno neighborhood. It follows that the naturalistic vision - the romanticized nature - is still prevalent between students; socio-cultural issues are discussed out of environmental context. Therefore, the use of valid non-formal spaces such as the Conservation Unities in promoting conceptual changes promote a socio-environmental vision of nature, thus promoting understanding and mitigation of adverse environmental impacts. |
Palavras-chave: | Environmental protection area Preservation Trail Learning Nature Área de proteção ambiental Preservação Trilha Interpretação Natureza |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade |
Citação: | SANTOS, V. P. Além dos muros da escola: trilhando e interpretando socioambientalmente a área de proteção ambiental do Engenho Pequeno e Morro do Castro – SG, RJ. 2016. 105 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade) - Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2016. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19279 |
Data de defesa: | 24-Fev-2016 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Viviane Perdomo Santos - 2016 - Completa.pdf | 3,15 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.