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Tipo do documento: Tese
Título: Contrarreformas neoliberais e formação para o trabalho nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: entre o público e o privado
Título(s) alternativo(s): Neoliberal counter-reforms and training for work in Federal Institutes of Education, Science and Technology: between the public and the private
Autor: Oliveira, Tiago Fávero de 
Primeiro orientador: Frigotto, Gaudêncio
Primeiro membro da banca: Ramos, Marise Nogueira
Segundo membro da banca: Mancebo, Deise
Terceiro membro da banca: Nozaki, Hajime Takeuchi
Quarto membro da banca: Porto Júnior, Manoel José
Resumo: A presente tese busca analisar como o ideário neoliberal se apresenta no conjunto das políticas de contrarreformas educacionais em curso, inferindo para as transformações que pretendem ser provocadas no contexto específico de formação para o trabalho no âmbito dos Institutos Federais. O estudo questiona se há uma nova racionalidade que marca as políticas relacionadas à oferta de formação profissional no âmbito dos IFs. Para responder a esta questão, a pesquisa documental analisou leis, decretos, portarias, programas e diretrizes oficiais, planilhas de orçamento e indicadores de plataformas que monitoram a Rede Federal. Estes dados foram comparados e agrupados em categorias ligadas às mudanças na gestão, avaliação e financiamento; na realização de parcerias; na matriz curricular. O trabalho confirma a hipótese inicial da pesquisa ao concluir que há um novo tipo de privatização em curso no Brasil, indicando uma alteração na natureza das instituições, que passam a funcionar como estatais não-públicas, ou seja, instituições que permanecem financiadas e pertencentes ao Estado, mas que passam a organizar sua atuação com base em processos, estratégias e valores que atendem ao mercado privado. A condição disso é a oferta de um ensino barateado e fragmentado e um ataque à categoria docente, produzindo retrocessos e perdas para a população em geral.
Abstract: This thesis seeks to analyze how the neoliberal ideology is presented in the set of educational counter-reform policies in progress, inferring to the transformations that intend to be provoked in the specific context of training for work within the scope of Federal Institutes. The study questions whether there is a new rationality that marks the policies related to the provision of professional training within the IFs. To answer this question, the documentary research analyzed laws, decrees, ordinances, programs and official guidelines, budget spreadsheets and indicators of platforms that monitor the Federal Network. These data were compared and grouped into categories linked to changes in management, evaluation and financing; in carrying out partnerships; in the curriculum matrix. The work confirms the initial hypothesis of the research by concluding that there is a new type of privatization underway in Brazil, indicating a change in the nature of institutions, which start to function as non-public state-owned, that is: institutions that remain financed and belonging to the State but who start to organize their activities based on processes, strategies and values that serve the private market. The consequence of this is the offer of cheap and fragmented education and an attack on the teaching category, producing setbacks and losses for the population in general.
Palavras-chave: Non-public state
Neoliberal counter-reforms
New privatization
Federal institutes
Managerialism
Estatal não-público
Contrarreformas neoliberais
Nova privatização
Institutos federais
Gerencialismo
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana
Citação: OLIVEIRA, Tiago Fávero de. Contrarreformas Neoliberais e Formação para o Trabalho nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: entre o público e o privado. 2022. 382 f. Tese (Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana) – Centro de Educação e Humanidades, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19282
Data de defesa: 19-Jan-2023
Aparece nas coleções:Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana

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