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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19282
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Contrarreformas neoliberais e formação para o trabalho nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: entre o público e o privado |
Título(s) alternativo(s): | Neoliberal counter-reforms and training for work in Federal Institutes of Education, Science and Technology: between the public and the private |
Autor: | Oliveira, Tiago Fávero de ![]() |
Primeiro orientador: | Frigotto, Gaudêncio |
Primeiro membro da banca: | Ramos, Marise Nogueira |
Segundo membro da banca: | Mancebo, Deise |
Terceiro membro da banca: | Nozaki, Hajime Takeuchi |
Quarto membro da banca: | Porto Júnior, Manoel José |
Resumo: | A presente tese busca analisar como o ideário neoliberal se apresenta no conjunto das políticas de contrarreformas educacionais em curso, inferindo para as transformações que pretendem ser provocadas no contexto específico de formação para o trabalho no âmbito dos Institutos Federais. O estudo questiona se há uma nova racionalidade que marca as políticas relacionadas à oferta de formação profissional no âmbito dos IFs. Para responder a esta questão, a pesquisa documental analisou leis, decretos, portarias, programas e diretrizes oficiais, planilhas de orçamento e indicadores de plataformas que monitoram a Rede Federal. Estes dados foram comparados e agrupados em categorias ligadas às mudanças na gestão, avaliação e financiamento; na realização de parcerias; na matriz curricular. O trabalho confirma a hipótese inicial da pesquisa ao concluir que há um novo tipo de privatização em curso no Brasil, indicando uma alteração na natureza das instituições, que passam a funcionar como estatais não-públicas, ou seja, instituições que permanecem financiadas e pertencentes ao Estado, mas que passam a organizar sua atuação com base em processos, estratégias e valores que atendem ao mercado privado. A condição disso é a oferta de um ensino barateado e fragmentado e um ataque à categoria docente, produzindo retrocessos e perdas para a população em geral. |
Abstract: | This thesis seeks to analyze how the neoliberal ideology is presented in the set of educational counter-reform policies in progress, inferring to the transformations that intend to be provoked in the specific context of training for work within the scope of Federal Institutes. The study questions whether there is a new rationality that marks the policies related to the provision of professional training within the IFs. To answer this question, the documentary research analyzed laws, decrees, ordinances, programs and official guidelines, budget spreadsheets and indicators of platforms that monitor the Federal Network. These data were compared and grouped into categories linked to changes in management, evaluation and financing; in carrying out partnerships; in the curriculum matrix. The work confirms the initial hypothesis of the research by concluding that there is a new type of privatization underway in Brazil, indicating a change in the nature of institutions, which start to function as non-public state-owned, that is: institutions that remain financed and belonging to the State but who start to organize their activities based on processes, strategies and values that serve the private market. The consequence of this is the offer of cheap and fragmented education and an attack on the teaching category, producing setbacks and losses for the population in general. |
Palavras-chave: | Non-public state Neoliberal counter-reforms New privatization Federal institutes Managerialism Estatal não-público Contrarreformas neoliberais Nova privatização Institutos federais Gerencialismo |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana |
Citação: | OLIVEIRA, Tiago Fávero de. Contrarreformas Neoliberais e Formação para o Trabalho nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: entre o público e o privado. 2022. 382 f. Tese (Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana) – Centro de Educação e Humanidades, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19282 |
Data de defesa: | 19-Jan-2023 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana |
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