Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19297
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Avaliações educacionais em larga escala: ENEM E ENADE em foco |
Título(s) alternativo(s): | Large-scale educational assessments: ENEM and ENADE in focus |
Autor: | Berg, Rosana da Silva ![]() |
Primeiro orientador: | Villardi, Raquel |
Primeiro coorientador: | Votre, Sebastião José |
Primeiro membro da banca: | Capello, Claudia de Cássia |
Segundo membro da banca: | Ferreira, Luís Carlos |
Terceiro membro da banca: | Camara, Tania Maria Nunes de Lima |
Resumo: | As avaliações ENEM e ENADE compõem parte do cenário da educação brasileira, uma vez que são aplicadas quando o estudante está concluindo a educação básica e o ensino superior. O ENEM seleciona e classifica os estudantes que ocuparão as vagas nas universidades, com base na nota de corte estabelecida por cada IES, para cada curso de graduação oferecido. O ENADE avalia e hierarquiza as IES em termos do desempenho de seus estudantes. Esta tese está centrada na análise de questões das provas de linguagens, códigos e suas tecnologias e de redação do ENEM, dos anos de 2000, 2010 e 2019 e de formação geral, do ENADE, dos anos de 2010 e 2019. Analisamos criticamente em que termos o capital cultural presente em questões dessas avaliações contribui para a manutenção das desigualdades socioculturais. O suporte teórico provém dos estudos da reprodução de Bourdieu e Passeron e do conceito de capital cultural de Bourdieu que foram aplicados na análise do corpus. O suporte metodológico contempla a análise crítica do discurso, de Rojo, e a análise de conteúdo, de Bardin. Estabelecemos três categorias para a análise das questões: o papel do raciocínio lógico, o papel do conteúdo e o papel da experiência da cidadania. O estudo permitiu verificar que o ENEM foi mudando de feição ao longo dos anos, para atender a demanda de universidades federais que passaram a fazer parte do conjunto de IES que adotam o exame como prova de acesso aos cursos de graduação e que o ENADE se constitui num exame de menor complexidade quando comparado ao ENEM. |
Abstract: | The ENEM and ENADE exams are part of the Brazilian education scenario since they are applied when the student is completing basic and higher education. The ENEM exam selects and classifies the students who will occupy the vacancies in the colleges or universities, based on the cut-off grade established by each of these institutions, for each undergraduate course offered. The ENADE exam evaluates and hierarchizes colleges and universities in terms of the performance of its students. This thesis focuses on the analysis of the questions of language, codes and their technologies exam and the writing exam of the ENEM, from the years 2000, 2010 and 2019 and general training, from the ENADE exam, from the years 2010 and 2019. We analyze critically in what terms the cultural capital present in issues of these exams contributes to the maintenance of sociocultural inequalities. The theoretical support comes from the studies of the reproduction of Bourdieu and Passeron and the concept of Bourdieu's cultural capital that were applied in the analysis of the corpus. The methodological support includes Rojo's critical discourse analysis and Bardin's content analysis. We established three categories for the analysis of the questions: the role of logical reasoning, the role of content and the role of the citizenship experience. The study allowed us to verify that the ENEM exam has changed its feature over the years, to meet the demand of federal universities that have become part of the set of colleges and universities that adopt the exam as proof of access to undergraduate courses and that ENADE exam is a less complex exam when compared to ENEM. |
Palavras-chave: | ENEM ENADE Human Formation Cultural Capital Reproduction ENEM ENADE Formação Humana Capital Cultural Reprodução |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana |
Citação: | BERG, Rosana da Silva. Avaliações educacionais em larga escala: ENEM e ENADE em foco. 2022. 168 f. Tese (Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana) – Centro de Educação e Humanidades, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19297 |
Data de defesa: | 2-Set-2022 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese - Rosana da Silva Berg - 2022 - Completa.pdf | 9,65 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.