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Tipo do documento: Tese
Título: Currículo para a educação infantil: que território é esse?
Título(s) alternativo(s): Curriculum to the Early Childhood Education: which territory is this?
Autor: Oliveira, Cátia Cirlene Gomes de 
Primeiro orientador: Dias, Rosanne Evangelista
Primeiro membro da banca: Oliveira, Verônica Borges de
Segundo membro da banca: Frangella, Rita de Cassia Prazeres
Terceiro membro da banca: Nunes, Maria Fernanda Rezende
Quarto membro da banca: Salgado, Raquel Gonçalves
Resumo: Nesta pesquisa, analiso as articulações e produções de sentido, presentes em textos políticos, destinados à Educação Infantil (EI), desde a LDB 9394/96, passando pelo RCNEI (1998a), as DCNEI (1999) até a BNCC (2017a), entre outros. Problematizo alguns aspectos relacionados às políticas curriculares dirigidas a ela para identificar e interpretar como, discursivamente, tem sido significado o currículo na EI. Analiso os textos com o intuito de perceber as significações de currículo que foram hegemonizadas e fixadas, em determinado momento contextual, e os embates e articulações políticas que cercam essas significações, além dos antagonismos que elas carregam. A Teoria do Discurso (LACLAU; MOUFFE, 2015) orienta a investigação a partir de conceitos-chave, como antagonismo; articulação e demandas; equivalência e diferença, que permitem analisar a política curricular para a EI na sua relação com as demais etapas da Educação Básica (EB) e a compreensão das políticas de currículo como luta pela significação (LOPES; MACEDO, 2011). Defendo que a etapa da EI e seu currículo (que se desdobra a partir das concepções e das práticas) é um território sem demarcação fixada, que está em constante disputa desde as diferentes significações de seus elementos constituintes: criança, aprendizagem, desenvolvimento, objetivos, finalidades sociais, entre outros. Analiso pesquisas recentes do campo do currículo e da EI, buscando perceber como (e se) elas articulam o currículo e a EI. Os marcos legais que configuram a política curricular para a EI e seus desdobramentos atuais foram visitados, assim como as demandas, as articulações e as disputas percebidas nas comunidades epistêmicas de professores e pesquisadores, dos movimentos sociais e do 3º setor em torno da significação e das práticas que defendem como desejáveis à EI. Focalizo problematizações acerca da articulação (ou da impossibilidade de) entre as demandas da EI e dos anos iniciais do Ensino Fundamental (EF) frente às políticas curriculares atuais, situadas na centralização curricular e nas avaliações. Argumento que novos textos e políticas são propostos na tentativa de superar concepções, significações e práticas consideradas indesejáveis, mas esbarram na ausência de uma “identidade” própria da EI, dada à sua história e à sua recente incorporação à EB e carregam uma construção discursiva que enaltece os antagonismos entre EI e EF.
Abstract: In this research, I analyze the articulations and productions of meaning present in political texts aimed at Early Childhood Education (EI) since the LDB 9394/96, through RCNEI (1998a), DCNEI (1999) to BNCC (2017a), among others. I problematize some aspects related to curriculum policies addressed to it, to identify and interpret how, discursively, the curriculum has been meaningful in EI. I analyze the texts in order to understand the meanings of the curriculum, which were hegemonized and fixed at a given contextual moment, and the political clashes and articulations that surround these meanings, in addition to the antagonisms they carry. The Discursion Theory (LACLAU; MOUFFE, 2015) guides the investigation from key concepts such as antagonism; articulation and demands; equivalence and difference, which allow the analysis of the curriculum policy for the EI in its relationship with other stages of Basic Education (EB) and the understanding of curriculum policies as a struggle for meaning (LOPES; MACEDO, 2011). I defend that the stage of EI and its curriculum (which unfolds from the conceptions and practices) is a territory without fixed demarcation, which is in constant dispute from the different meanings of its constituent elements: child, learning, development, objectives, social purposes, among others. I analyze recent research in the field of curriculum and is seeking to understand how (and if) they articulate the curriculum and EI. The legal frameworks that configure the curriculum policy for EI and its current development were visited, as well as the demands, articulations and disputes perceived in the epistemic communities of teachers and researchers, social movements and the 3rd sector around the meaning and practices they defend as desirable to EI. I focus on problematizations about the articulation (or impossibility of) between the demands of EI and the initial years of Elementary School (EF) in relation to current curriculum policies, located in the centralization of curriculum and evaluations. I argue that new texts and policies are proposed in an attempt to overcome conceptions, meanings and practices considered undesirable, but they stumble in the absence of an “identity” proper to the EI, given its history and its recent incorporation into the EB and carry a discursive construction that exalts the antagonisms between EI and EF.
Palavras-chave: Curriculum policies
Child education
Political texts of child education
Discursion theory
Antagonism
Políticas de currículo
Educação infantil
Textos políticos da educação infantil
Teoria do discurso
Antagonismo
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: OLIVEIRA, Cátia Cirlene Gomes de. Currículo para a Educação Infantil: que território é esse?. 2020. 223 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19304
Data de defesa: 16-Mar-2020
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

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