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Tipo do documento: Dissertação
Título: O figurino e suas relações com o inconsciente
Título(s) alternativo(s): Le costume et ses relations avec l'inconscient
Autor: Miranda, Maria Inês Barroso Salgado de 
Primeiro orientador: Ferreira, Nadiá Paulo
Primeiro membro da banca: Brunhari, Marcos Vinícius
Segundo membro da banca: Lo Bianco, Anna Carolina
Resumo: A dissertação que aqui se apresenta pretende, ao trazer como pano de fundo o ofício de uma figurinista no âmbito artístico da construção de uma imagem, corroborar e articular, mais uma vez, os dois aforismos lacanianos, quais sejam, “o inconsciente é estruturado como uma linguagem” e “a comunicação não existe”. Na articulação entre esses dois axiomas, trago o processo de criação da imagem construída por uma figurinista, colocando-a em contraposição à construção subjetiva da imagem do sujeito neurótico – também ato criativo - que, para erigir-se, necessita de incontáveis, inusitadas e complexas etapas e operações intra-psíquicas. Pretendo trazer aqui, ancorada tanto pela longa experiencia obtida no exercício da profissão de figurinista quanto na prática vivenciada na clínica psicanalítica – na condição de analisante e de analista -, a potência da imagem construída para revestir o sujeito, velando e mascarando eficazmente sua inarredável posição de objeto a, posição essa de alienação de seu desejo em prol do suposto desejo do Outro sobre ele que, dessa maneira, na imagem, mostra-se claramente estampado nas idiossincrasias apresentadas por esse sujeito em seu figurino.
Abstract: La thèse présentée ici entend, en apportant comme toile de fond le métier de costumier dans le domaine artistique, corroborer et articuler, une fois de plus, les deux aphorismes lacaniens, à savoir, « l'inconscient se structure comme un langage » et « la communication ne n'existe pas ». Dans l'articulation entre ces deux axiomes, j'apporte le processus de création de l'image construite par un costumier, en l'opposant à la construction subjective de l'image du sujet névrosé - également acte créateur - qui, pour s'ériger , nécessite d'innombrables étapes et opérations intra-psychiques inhabituelles et complexes. J'entends apporter ici, ancré à la fois par la longue expérience acquise dans l'exercice du métier de costumier et dans la pratique vécue à la clinique psychanalytique - comme analysant et comme analyste -, la puissance de l'image qui se construit pour recouvrir le sujet, voilant et masquant sa position inébranlable d'objet a, cette position d'aliénation de son désir au profit du supposé désir de l'Autre pour lui, qui, ainsi, dans l'image, est clairement marquée par les idiosyncrasies présentées par ce sujet dans son costume.
Palavras-chave: Figurino
Imagem
Olhar
Linguagem
Outro
Costume
Image
Regard
Language
Autre
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Psicologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicanálise
Citação: SALGADO, Maria Inês Barroso. O figurino e suas relações com o inconsciente. 2022. 86 f. Dissertação (Mestrado em Psicanálise) – Instituto de Psicologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19307
Data de defesa: 9-Set-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicanálise

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