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Tipo do documento: Tese
Título: “Vida incerta de imigrante, mas esperança no horizonte”: os filmes de movimentos migratórios e a presença nos cotidianos escolares
Título(s) alternativo(s): “Vida incerta de imigrante, mas esperança no horizonte”: the migrations films and the presence in school daily life
Autor: Machado, Marcelo Ferreira 
Primeiro orientador: Alves, Nilda Guimarães
Primeiro membro da banca: Amorim, Antônio Carlos Rodrigues de
Segundo membro da banca: Ferraço, Carlos Eduardo
Terceiro membro da banca: Passos, Mailsa Carla Pinto
Quarto membro da banca: Delboni, Tânia Mara Zanotti Guerra Frizzera
Resumo: O presente texto visa compreender especialmente como as questões migratórias se tornam questões curriculares no ‘espaçotempo’ escolar. Partimos dos referenciais utilizados no nosso GrPesq, como Certeau, Deleuze, Guattari e Sousa Dias para compreendermos os cotidianos e pensarmos juntos as ideias de referenciais nacionais que estudam o campo do currículo e da educação, como Alves, Ferraço, Soares, Caldas e Netto. Sendo assim, foi possível trazermos um referencial teórico acerca dos cotidianos escolares a ponto de buscarmos compreender as criações e produções nele surgidas. Desta forma, buscamos entender como as redes educativas agem ‘dentrofora’ das escolas e como os ‘conhecimentossignificações’ produzidos circulam nesses fluxos de informações, signos e conhecimentos. Para isso, foi necessário avançarmos nos estudos acerca dos rizomas e dos movimentos necessários às redes cotidianas. Como as pesquisas do nosso GrPesq utilizam a metodologia das conversas (MATURANA, 2001), como lócus principal, fizemos usos (CERTEAU, 2014) de filmes de migração para fomentar os encontros e criarmos coletivamente ‘conhecimentossignificações’ e ‘fazeressaberes’ diversos. Para isso, nos baseamos nos ensinamentos de Deleuze acerca dos personagens conceituais que nos auxiliam na formação de ideias e pensamentos. Depois de ‘vermosouvirmossentimospensarmos’ os filmes, buscamos produzir nossos próprios filmes acerca do tema para que, desta forma, fosse possível compreender, junto à criação, os efeitos da migração na sociedade e como são ‘sentidospensados’ por todos nós.
Abstract: The present text aims to understand especially how migratory issues become curricular issues in school 'spacetime'. We start from the references used in our search group, such as Certeau, Deleuze, Guattari and Sousa Dias to understand everyday life and think together the ideas of national references that study the field of curriculum and education, such as Alves, Ferraço, Soares, Caldas and Netto. Therefore, it was possible to bring a theoretical framework about school daily life to the point of seeking to understand the creations and productions that emerged in it. In this way, we seek to understand how educational networks act 'inside outside' schools and how the 'knowledge-meanings' produced circulate in these flows of information, signs and knowledge. For this, it was necessary to advance in studies about the rhizomes and movements necessary for everyday networks. As our search group research uses the methodology of conversations (MATURANA, 2001), as the main locus, we made use (CERTEAU, 2014) of migration films to encourage encounters and collectively create different 'knowledge-meanings' and 'doing knowledge'. For this, we base ourselves on Deleuze's teachings about the conceptual characters that help us in the formation of ideas and thoughts. After ‘seeing, listening, feeling, thinking’ the films, we sought to produce our own films on the subject so that, in this way, it would be possible to understand, together with creation, the effects of migration on society and how they are ‘felt-thought’ by all of us.
Palavras-chave: School daily
Curriculum
Migration films
Educational networks
Cotidianos escolares
Currículos
Filmes de migração
Redes educativas
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::TEORIA GERAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO CURRICULAR
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: MACHADO, Marcelo Ferreira. “Vida incerta de imigrante, mas esperança no horizonte”: os filmes de movimentos migratórios e a presença nos cotidianos escolares. 2022. 227 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19308
Data de defesa: 7-Dez-2022
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

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