Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19309
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | “O que te traz ao curso preparatório?”: Tecendo entendimentos sobre a trajetória de alunos que aspiram à carreira militar |
Título(s) alternativo(s): | “What brings you to the preparatory course?: weaving understandings about students who aspire to the military career |
Autor: | Dias, Agatha Nascimento dos Santos ![]() |
Primeiro orientador: | Bezerra, Isabel Cristina Rangel Moraes |
Primeiro membro da banca: | Silveira, Fernanda Vieira da Rocha |
Segundo membro da banca: | Barcelos, Ana Maria Ferreira |
Resumo: | A presente pesquisa está situada na área da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006) e é conduzida pelos princípios norteadores da Prática Exploratória (ALLWRIGHT, 2003). Esta dissertação é o resultado de um processo reflexivo desenvolvido com um grupo de alunos de uma comunidade de prática (WENGER, 1999), mais precisamente de Prática Exploratória (SILVA, 2021; MORAES BEZERRA; SILVEIRA, em submissão) de um curso preparatório militar que fica situado na região metropolitana do Rio de Janeiro. Devido à pandemia do novo Corona vírus, todas as interações com os praticantes da pesquisa aconteceram em ambiente virtual, mediadas pelo Google Meet e o WhatsApp. O objetivo deste trabalho é buscar entendimentos acerca da trajetória percorrida pelos meus alunos em sua construção enquanto estudantes que aspiraram à carreira militar. Nessa investigação também há espaço para reflexões sobre o ensino de Inglês para Fins Específicos (HUTCHINSON e WATERS, 1987; CELANI, 1994; RAMOS, 2005), não apenas por ser a abordagem que encaminha a minha prática nesse contexto, mas também porque me interessa entender, com a ajuda dos meus alunos, como eles percebem a aprendizagem de inglês nesse projeto de serem aprovados nos concursos da Escola de Especialistas da Aeronáutica e da Escola de Sargento das Armas. Acrescento ainda considerações sobre afeto (ARNOLD e BROWN, 1999; ARNOLD, 2011, ARAGÃO, 2011), como ele se apresenta na língua (OCHS e SCHIEFFELIN, 1989; BESNIER, 1990) e, por isso, busco entender o lugar do afeto nesse processo de ensinar-aprender, além de voltar o meu olhar para os afetos que meus alunos trazem consigo em aula e no curso. |
Abstract: | This research is placed into the area of Applied Linguistics (MOITA LOPES, 2006) and is conducted by the guiding principles of Exploratory Practice (ALLWRIGHT, 2003). This dissertation is the result of a reflective process developed with a group of students from a community of practice (WENGER, 1999), more precisely a community of Exploratory Practice (SILVA, 2021; MORAES BEZERRA; SILVEIRA, in submission) of a military preparatory course located in the metropolitam area of Rio de Janeiro. Due to the new Corona virus pandemic, all interactions with research practitioners took place in a virtual environment, mediated by Google Meet and WhatsApp. The objective of this work is to develop understandings about the trajectory followed by my students in their process of becoming students who aspired to a military career. In this investigation there is also room for reflections on the teaching of Language for Specific Purposes (HUTCHINSON and WATERS, 1987; CELANI, 1994; RAMOS, 2005), not only because it is the approach that guides my practice in this context, but also because I am interested in understanding, with the help of my students, how they perceive learning English in their personal project to be approved in the entrance test for the Escola de Especialistas da Aeronáutica (School of Specialists of Aeronautics) and the Escola de Sargento das Armas (School of Sergeant of Arms). I also add considerations about affection (ARNOLD and BROWN, 1999; ARNOLD, 2011, ARAGÃO, 2011) as it presents itself in the language (OCHS and SCHIEFFELIN, 1989; BESNIER, 1990). Therefore, I seek to understand the place of affection in this teaching-learning process, in addition to turning my attention to the different kinds of affect that my students bring with them in class and in the course. |
Palavras-chave: | Prática exploratória Ensino de inglês em curso pré-militar Comunidade de prática ESP Afeto Exploratory practice Teaching english in a pre-military course Community of practice ESP Affect |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística |
Citação: | DIAS, Agatha Nascimento dos Santos. “O que te traz ao curso preparatório?: Tecendo entendimentos sobre a trajetória de alunos que aspiram à carreira militar. 2022. 144 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19309 |
Data de defesa: | 23-Fev-2022 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras e Linguística |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Agatha Nascimento dos Santos Dias - 2022 - Completa.pdf | Documento principal | 1,48 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.