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Tipo do documento: Tese
Título: Economia comportamental: o impacto da verbalização de emoções sobre a polarização de opinião dos agentes
Título(s) alternativo(s): Behavioral economics: the impact of emotion verbalization on agents' polarization of opinion
Autor: Pavão, Lynda Carolina 
Primeiro orientador: Morais, Rafael Pinho Senra de
Primeiro coorientador: Hemsley, Pedro James Frias
Primeiro membro da banca: Motta, Ronaldo Serôa da
Segundo membro da banca: Ugolini, Andrea
Terceiro membro da banca: Waltenberg, Fábio Domingues
Quarto membro da banca: Rocha, Romero Cavalcanti Barreto
Resumo: A economia comportamental é baseada na combinação de princípios derivados da economia, psicologia e sociologia. Esta área busca explicar acontecimentos em que os agentes econômicos apresentam limitações ao exercício da plena racionalidade, isto é, o contrário do preconizado pela teoria econômica convencional. Os modelos da área são um complemento e não um substituto aos modelos existentes. Deste modo, este trabalho tem como objetivo geral seguir às premissas comportamentalistas e experimentais, associando hipóteses provenientes da psicologia a teorias conhecidas no campo da economia. O objetivo específico é estimar o impacto da rotulação de emoções (affect labeling) sobre a polarização de opinião dos indivíduos e sobre a maneira que os agentes constituem suas preferências considerando, de antemão, que possuem crenças anteriores consolidadas. Seguindo este propósito, três experimentos são conduzidos online através da plataforma Amazon’s Mechanical Turk. Mediante aos resultados encontrados, pode-se supor que a rotulação de sentimentos, ao induzir a regulação emocional, é uma ferramenta potencial a ser utilizada como política pública para atenuar a polarização de crenças da sociedade e para amenizar os efeitos polarizadores causados pela disseminação de informação. Possibilitar que os agentes passem por um processo de regulação emocional ao ter acesso a informações as quais devam formar opinião, poderia ser um instrumento eficaz para que eles possam formar suas preferências de forma mais racional, viabilizando a possível escolha ótima e maximização da utilidade esperada.
Abstract: Behavioral economics is based on the combination of principles derived from economics, psychology and sociology. This area seeks to explain events which economic agents present limitations to the exercise of full rationality, that is, the opposite of what is advocated by conventional economic theory. This area is a complement for existing economics’ models. The general objective of this work is to follow the behavioral and experimental premises, associating hypotheses from psychology to known theories in the field of economics. The specific objective is to estimate the impact of affect labeling on ​​the polarization of individuals' opinions and on the way agents constitute their preferences, considering that they have consolidated prior beliefs. Following this purpose, three experiments are conducted online through Amazon's Mechanical Turk platform. Based on the results found, it can be assumed that affect labeling, by inducing emotion regulation, is a potential tool to be used as a public policy to mitigate the polarization of society's beliefs and to decrease the polarizing effects caused by the dissemination of information. Enabling agents to go through a process of emotional regulation when having access to information could be an effective instrument for them to form their preferences in a more rational way, enabling the possible optimal choice and maximization of the expected utility.
Palavras-chave: Behavioral economics
Affect labeling
Polarization
Economia - Aspectos psicológicos
Emoções - Questionários - Estados Unidos
Emoções - Questionários - Índia
Economia comportamental
Rotulação de emoções
Polarização
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::TEORIA ECONOMICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Faculdade de Ciências Econômicas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas
Citação: PAVÃO, L. C. Economia comportamental: o impacto da verbalização de emoções sobre a polarização de opinião dos agentes. 2022. 102 f. Tese (Doutorado em Ciências Econômicas) – Faculdade de Ciências Econômicas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19314
Data de defesa: 10-Fev-2022
Aparece nas coleções:Doutorado em Ciências Econômicas

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