Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19319
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A produção e aplicação de um jogo de tabuleiro para o ensino de Biologia: contextualizando o corpo humano sob o efeito de substâncias alcóolicas |
Título(s) alternativo(s): | The production and application of a board game for teaching Biology: contextualizing the human body under the influence of alcoholic substances |
Autor: | Santos, Vinicio Barbosa da Silva |
Primeiro orientador: | Machado, Tiago Savignon Cardoso |
Primeiro membro da banca: | Mello, Waldiney Cavalcante de |
Segundo membro da banca: | Ribeiro, Flávia Coelho |
Resumo: | O ensino de Biologia na modalidade Educação para Jovens e Adultos (EJA) faz parte do conjunto de disciplinas das Ciências da Natureza e, como tal, um dos conteúdos de grande relevância e interesse dos alunos é o reconhecimento da estruturação e funcionamento do corpo humano. Pensando em aproximar o conteúdo “anatomia e fisiologia dos sistemas do corpo humano” à vivência dos alunos e promover a união entre jogos educacionais e ludicidade, foi desenvolvido um jogo de tabuleiro. A partir da temática “drogas ou substâncias de abuso”, os alunos participaram de uma atividade aprendendo sobre o funcionamento do corpo humano e a conectividade entre todos os sistemas fisiológicos sob efeito do álcool. Essa foi uma forma de vincular a atividade à um tema de interesse social e da realidade de muitos discentes. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, as substâncias de abuso são definidas como aquelas que agem no sistema nervoso central promovendo alterações de comportamento, humor e cognição possuindo grande propriedade reforçadora, que leva à dependência. Como alternativa às aulas tradicionais em sala de aula, foi desenvolvido um jogo intitulado “Conhecendo os Sistemas do Corpo Humano através do percurso do Álcool e seus efeitos” objetivando trazer significado aos conhecimentos prévios dos alunos, a revisão e a fixação do conteúdo sobre os sistemas do corpo humano. Trata-se de um jogo de tabuleiro em que os próprios alunos são as peças que percorrem as casas numeradas à medida que vão respondendo às questões relacionadas aos sistemas. O jogo acaba quando a primeira peça atingir a casa de chegada. O jogador anda três casas quando acerta a resposta e duas quando erra. Após a aplicação da atividade lúdica, os alunos participantes avaliaram a ferramenta educacional através de um formulário. Elas serviram para verificar o caráter lúdico da ferramenta e a ocorrência da aprendizagem significativa de acordo com David Ausubel. Observou-se a participação e interesse dos alunos em envolver-se mais na aula. De acordo com os resultados, foi unânime a concordância de que o jogo trouxe maior significado aos conhecimentos prévios sobre o funcionamento e conectividade entre os sistemas que compõem o organismo. O jogo também proporcionou momentos de diversão, o ganho de confiança sobre a aprendizagem do conteúdo em questão, uma maior integração entre os próprios alunos/professor e o aumento do protagonismo dos discentes durante a aula. |
Abstract: | The teaching of Biology in the Youth and Adult Education modality is part of a set of subjects of Natural Sciences. In Biology one of the contents of great relevance and interest toward students is the recognition of the structure and functioning of human body. Wondering on how to bring the content “anatomy and physiology of human body systems” to the students' experience and promoting an union between educational games and playfulness, a board game was developed. From the theme “drugs or substance abuse”, students participated in the activity learning about the functioning of the human body and the connectivity between all physiological systems under the influence of alcohol. This was a way of linking the activity to a theme of social interest and the reality of many students. According to the World Health Organization, substances of abuse are defined as those that act on the central nervous system promoting behavioral changes, mood and cognition possessing great reinforcing property, which leads to addiction. As an alternative to traditional classroom lessons, a game entitled “Knowing the Human Body Systems through the Alcohol Pathway and its Effects” was developed to bring meaning to students' previous knowledge, to review and solidify the content about the systems of the Human Body. It is a board game which students themselves walk through numbered squares answering system-related questions. The game is over when the first player achieve the last square. Each player walks three squares as he/she answer correctly and walks two squares when he/she misses it. After the playful activity was applied, the participating students completed a form to evaluate the educational tool. They served to verify the tool playfulness and meaningful learning occurrence according to David Ausubel’s proposal. Students' participation and interest in getting more involved in the class was observed. According to the results, it was unanimous the agreement that the game brought more meaning to the previous knowledge about the functioning and connectivity between the systems that compose the organism. The game also provided moments of fun, increased confidence in learning the content in question, greater integration between the students/teacher themselves and increased role of students during class. |
Palavras-chave: | Ludicidade Jogos didáticos Docência em Ciências Biológicas Funcionamento do organismo Aprendizagem significativa Fisiologia Educação para jovens e adultos Biologia - Estudo e ensino Práticas pedagógicas Ludicity Didactic games Teaching in Biological Science Youth and Adult Education Body functioning Meaningful learning |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS BIOLOGICAS::FISIOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro Biomédico::Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFBIO) |
Citação: | SANTOS, Vinicio Barbosa da Silva. A produção e aplicação de um jogo de tabuleiro para o ensino de Biologia: contextualizando o corpo humano sob o efeito de substâncias alcóolicas. 2019. 99 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) – Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19319 |
Data de defesa: | 29-Ago-2019 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Rede Nacional em Ensino de Biologia (PROFBIO) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Vinicio Barbosa da Silva Santos - 2019 - Completa.pdf | 2,79 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.