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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19320
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | As bordas vão falar, e numa boa: os saberes orgânicos urgentes dos povos tradicionais, a partir do encontro com uma quilombola |
Título(s) alternativo(s): | The edges will speak, and in a good way: the urgent organic knowledge of two traditional peoples, from where they met a quilombola |
Autor: | Ferreira, Beatriz Mota ![]() |
Primeiro orientador: | Paiva, Jane |
Primeiro membro da banca: | Rufino, Luiz |
Segundo membro da banca: | Miranda, Shirley Aparecida de |
Resumo: | Este trabalho evoca a sabedoria orgânica dos povos tradicionais e originários brasileiros para tratar da urgência de uma revolução epistemológica e atitudinal na nossa sociedade. Com abordagem e investimento em uma metodologia outra, suscita a autodecolonização, a decolonização e o antirracismo como práticas insurgentes. Parte do encontro com Emília Costa, uma quilombola e pedagoga maranhense, para debater os não/entre-lugares dos corpos subalternizados e a inserção quase invisível dessas pessoas nos espaços de saber; rememora os fatos históricos que configuraram o genocídio e epistemicídio ainda em curso; celebra e abre clareira para conhecimentos outros, mergulhando em conceitos da biointeração e confluências (NÊGO BISPO, 2015), refletindo também sobre as fronteiras e limites dos encontros entre os saberes tradicionais e os hegemônicos. Por fim, pela perspectiva da pessoa da pesquisa, apresenta os modos de viver e de saber do Quilombo Santo Antônio do Costa, no município de São Luís Gonzaga, no Maranhão: suas práticas de comunhão, luta e feminismos, discutindo também a operação entre direitos e desejos na demanda educacional nos territórios quilombolas. O quilombola Nêgo Bispo e o indígena Ailton Krenak são coautores fundamentais para a construção dessa pesquisa, bem como outras pensadoras afrodiaspóricas. |
Abstract: | This work evokes the organic wisdom of traditional and native Brazilian peoples to address the urgency of an epistemological and attitudinal revolution in our society. With an approach and investment in another methodology, it raises self-decolonization, decolonization and anti-racism as insurgent practices. It starts with the meeting with Emília Costa, a quilombola and pedagogue from Maranhão, to discuss the non/in-between places of subordinated bodies and the almost invisible of these people in spaces of knowledge; recalls the historical facts that shaped the genocide and epistemicide still in progress; celebrates and opens a clearing for other knowledge, delving into concepts of biointeraction and confluences (NÊGO BISPO, 2015), also reflecting on the borders and limits of the encounters between traditional and hegemonic knowledge. Finally, from the perspective of the research person, it presents the ways of living and knowing of Quilombo Santo Antônio do Costa, in the municipality of São Luís Gonzaga, in Maranhão: its practices of communion, struggle and feminisms, also discussing the operation between rights and desires in educational demand in quilombola territories. The quilombola Nêgo Bispo and the indigenous Ailton Krenak are fundamental co-authors for the construction of this research, as well as other Afro-diasporic thinkers. |
Palavras-chave: | Organic knowledge Traditional people Quilombola Countercolonization Borders between knowledge Saberes orgânicos Povos tradicionais Quilombola Contracolonização Fronteiras entre saberes |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | FERREIRA, Beatriz Mota. As bordas vão falar, e numa boa: os saberes orgânicos urgentes dos povos tradicionais, a partir do encontro com uma quilombola. 2022. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19320 |
Data de defesa: | 30-Ago-2022 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
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