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Tipo do documento: Dissertação
Título: Afeto e reflexões para entender a qualidade de vida nas aulas remotas de Língua Inglesa na escola pública durante a Pandemia da Covid-19
Título(s) alternativo(s): Affection and reflections to understand quality of life in English Language remote classes at a public school during Pandemic of Covid-19
Autor: Martins, Emilly Marinho 
Primeiro orientador: Gomes , Gysele da Silva Colombo
Primeiro membro da banca: Rodrigues, Renata Lopes de Almeida
Segundo membro da banca: Miller, Inés Kayon de
Resumo: Neste trabalho, discuto a importância de identificar, validar e entender afetos positivos ou não no processo de ensino e aprendizagem de Língua Inglesa, tendo como base dados gerados com alunos de uma turma de nono ano do Ensino Fundamental II de um colégio da Rede Pública Estadual do Rio de Janeiro em São Gonçalo durante o período de aulas remotas, devido à pandemia da Covid-19. São feitas reflexões sobre o ensino de Inglês na escola pública, considerando experiências vivenciadas por mim enquanto professora e pesquisadora em uma escola da Rede Pública Estadual do Rio de Janeiro, tendo em vista questões que envolvem alguns aspectos das aulas remotas na escola pública, como acesso/ falta de acesso dos alunos à plataforma, atividades e encontros on-line; a importância da interação, entre outros. O foco principal da pesquisa está nos elementos afetivos que envolvem o processo de ensino e aprendizagem de Inglês (MORAES BEZERRA, 2013; ARNOLD, 2009; OCHS e SCHIEFFELIN, 1989; ZEMBYLAS, 2003; SILVA, 2008), levando em conta também as crenças (BARCELOS, 2006), expectativas e anseios tanto dos alunos quanto meus. Desse modo, busco entender [a] questões relacionadas às expectativas desses adolescentes em relação à próxima etapa de ensino – Ensino Médio; [b] de que maneira o ensino e aprendizagem de Inglês pode contribuir nessa nova etapa e no futuro deles; [c] durante as aulas remotas, quais os sentimentos que foram ou não potencializados nesse período pandêmico e como nos afetaram no processo de ensinar-aprender. Os fatores afetivos não podem ser desvinculados do social (MORAES BEZERRA, 2013), têm muito valor e estão diretamente ligados ao processo de construção do conhecimento e à busca por entender a qualidade de vida na sala de aula (ALLWRIGHT, 2008). Os dados são gerados através de Atividades Pedagógicas com Potencial Exploratório - APPEs (MORAES BEZERRA, 2007; 2012) e Conversas Exploratórias (MILLER, 2010). A pesquisa se insere no campo da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006) e foi configurada a partir dos princípios da Prática Exploratória (MILLER et. al., 2008; ALLWRIGHT e HANKS, 2009).
Abstract: In this work, I discuss the importance of identifying, validating and understanding positive or negative affect in the English Language teaching and learning processes, based on data generated with students from a ninth grade class of Elementary School II at a public school in the State of Rio de Janeiro in São Gonçalo during the period of remote classes, due to the Pandemic of Covid 19. Reflections are made on the teaching of English in public schools, considering experiences I lived as teacher and researcher in one school of the State Public Educational System of Rio de Janeiro, in view of issues involving some aspects of remote classes in public schools such as students’ access / lack of access to the platform; activities and on-line meetings; the importance of interaction, among others. The main focus of the research is on the affective elements that involve the process of teaching and learning English (MORAES BEZERRA, 2013; ARNOLD, 2009; OCHS e SCHIEFFELIN, 1989; ZEMBYLAS, 2003; SILVA, 2008)), also taking into account the beliefs (BARCELOS, 2006), expectations and desires of both the students and mine. In this way, I try to understand [a] issues related to the expectations of these adolescents in relation to the next stage of education - High School; [b] how teaching and learning English can contribute to this new stage and to their future; [c] during the remote classes, which feelings were potentiated or not and how they affected us in the teaching and learning process. Affective factors cannot be separated from the social (MORAES BEZERRA, 2013), they have a lot of value and they are directly linked to the process of building knowledge and the attempt to understand the quality of life in the classroom (ALLWRIGHT, 2008). Data were generated through Potentially Exploitable Pedagogic Activities - PEPAs (MORAES BEZERRA, 2007; 2012) and Exploratory Conversations (MILLER, 2010). The research is inserted in the field of Applied Linguistics (MOITA LOPES, 2006) and it was oriented by the principles of Exploratory Practice (MILLER et al., 2008; ALLWRIGHT and HANKS, 2009).
Palavras-chave: Afeto
Prática exploratória
Língua inglesa
Ensino-aprendizagem
Escola pública
Pandemia
Affection
Exploratory practice
English language
Teaching and learning
Public sector school
Pandemic
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
Citação: MARTINS, Emilly Marinho. Afeto e reflexões para entender a qualidade de vida nas aulas remotas de Língua Inglesa na escola pública durante a Pandemia da Covid-19. 2022. 122 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19341
Data de defesa: 15-Set-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras e Linguística

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