Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19343
Tipo do documento: Dissertação
Título: As escalas das infâncias na cartografia ficcional de Jader Janer e na Geografia da Infância: das insignificâncias às significâncias
Título(s) alternativo(s): The scales of childhoods in Jader Janer's fictional cartography and the Geography of Childhood: from insignificances to significances
Autor: Campos, Aline Mello 
Primeiro orientador: Santana Filho, Manoel Martins de
Primeiro membro da banca: Sacramento, Ana Claudia Ramos
Segundo membro da banca: Lopes, Jader Janer Moreira
Resumo: Esta dissertação resulta de uma investigação sobre Geografia e Literatura na obra O colecionador de botões e a menina que gostava de mapas remendados de Jader Janer, cuja categoria de análise é a escala, e tem como objetivo analisar a relação entre a cartografia da Geografia da Infância e a cartografia presente no texto ficcional da obra citada a partir da escala geográfica e cartográfica em diálogo com as escalas vivenciais das crianças. É um diálogo entre o Jader Janer geógrafo e o escritor de literatura infantil, ou seja, um diálogo entre a ciência e a arte no mesmo autor, que só é possível porque ele compartilha na ciência e na arte da mesma concepção de criança como um outro, com suas lógicas próprias e de uma cartografia não adultocêntrica, medida não pela métrica, mas pela intensidade do fenômeno. Faz-se também nesta pesquisa um balanço das concepções de criança e infâncias na literatura infantil brasileira. Abre-se, nesta investigação, uma reflexão sobre o Ensino de Geografia e cartografia escolar, pois uma outra cartografia vem se constituindo com base na Teoria Histórico-Cultural com crianças, e não mais uma cartografia para crianças. A metodologia adotada é o estudo de caso de duas escolas gonçalenses da rede Estadual do Rio de Janeiro para responder ao seguinte problema: até que ponto as escalas geográficas e cartográficas estão presentes nas escalas vivenciais das crianças na cartografia da Geografia da Infância e na cartografia ficcional de Jader Janer de modo que a criança produza um mapa de sentir? A hipótese é a de que há elementos da escala cartográfica e da escala geográfica nas escalas vivenciais dessas crianças ao fazerem um mapa de sentir, quando as suas significâncias multiescalares estão presentes em seus mapas, sendo as escalas vivenciais projetadas no papel, aprendidas na escola ou fora dela, mas sempre com a mão guia. Por isso, nomeamos essas escalas no mapa de, as cartoinsignificâncias multiescalares das crianças. Apesar de a maioria dos mapas apresentarem diferentes escalas, nem todos foram multiescalares. Vale ressaltar que os mapas mais multiescalares foram os mapareceitas.
Abstract: This dissertation is the result of an investigation on Geography and Literature in the work The Button Collector and the Girl Who Liked Patched Maps by Jader Janer, whose analysis category is scale, and aims to analyze the relationship between the cartography of Geography of Childhood and the cartography present in the fictional text of the cited work from the geographic and cartographic scale in dialogue with the experiential scales of the children. It is a dialogue between the geographer Jader Janer and the writer of children's literature, that is, a dialogue between science and art in the same author, which is only possible because he shares in science and art the same conception of child as another, with its own logics and a non-adult-centric cartography, measured not by metrics, but by the intensity of the phenomenon. This research also analyzes the conceptions of children and childhoods in Brazilian children's literature. This investigation opens a reflection on the Teaching of Geography and School Cartography, since another cartography is being constituted based on the Historical-Cultural Theory with children, and not a cartography for children anymore. The methodology adopted is the case study of two schools in the state network of Rio de Janeiro to answer the following problem: to what extent are geographic and cartographic scales present in the experiential scales of children in the cartography of the Geography of Childhood and in the fictional cartography of Jader Janer so that the child produces a map of feeling? The hypothesis is that there are elements of the cartographic scale and the geographic scale in the experiential scales of these children when making a map of feeling, when their multiscale significances are present in their maps, with the experiential scales projected on paper, learned at school or outside it, but always with the guiding hand. Therefore, we named these scales on the map of children's multiscale cartoinsignificance. Although most maps have different scales, not all were multiscale. It is noteworthy that the most multiscalar maps were the mapsaritas.
Palavras-chave: Scale
Cartography
Literature
Childhoods
Insignificance
Escala
Cartografia
Literatura
Infâncias
Insignificâncias
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Geografia - Faculdade de Formação de Professores (FFP)
Citação: CAMPOS, Aline Mello. As escalas das infâncias na cartografia ficcional de Jader Janer e na Geografia da Infância: das insignificâncias às significâncias. 2022. 119 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19343
Data de defesa: 19-Out-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia - Faculdade de Formação de Professores (FFP)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Aline Mello Campos - 2022 - Completa.pdfDocumento principal1,16 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.