Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19355
Tipo do documento: Dissertação
Título: Histórias de reencantamento: aprendercriar com professorxs
Título(s) alternativo(s): Stories of re-enchantment: learncreate with teachers
Autor: Campos, Luis Otávio Oliveira 
Primeiro orientador: Victorio Filho, Aldo
Primeiro membro da banca: Carneiro, Isabel Almeida
Segundo membro da banca: Cinelli, Maria Luiza Süssekind Verissimo
Resumo: Histórias de reencantamento é uma fração da pesquisa que desenvolvo acerca da minha formação docente, meus encontros com professores que marcam essa trajetória, e a herança ancestral de matriz africana orientando nossas reflexões e ações cotidianas. É um trabalho sobre encontros afetivos e saberes que são táticas de resistência e criação de mundos. Durante a pesquisa converso com professoras negras, acompanhando o diálogo que já estabeleço em redes educativas, para criarmos histórias que reencantam meu mundo, e apontam possibilidades e reflexões aos que pensam à docência e a formação como prática cotidiana. Nessas páginas me faço e refaço, num exercício autocriativo autônomo e engajado com a descolonização da vida e das epistemologias, e sobretudo, assumindo a imaginação e a criação poética e literária como campo de trabalho e linhas com as quais me costuro como sujeito.
Abstract: Stories of re-enchantment is a fraction of the research I develop about my teacher education, my meetings with teachers who have marked this trajectory, and the ancestral heritage of African origin guiding our reflections and daily actions. It’s a work about affective encounters and knowledge that are tactics of resistance and creation of worlds. During the research, I talk to black teachers, following the dialogue that I already establish in educational networks, to create stories that reenchant my world, and point out possibilities and reflections to those who think of teaching and education as a daily practice. In these pages I make and remake myself, in an autonomous self-creative exercise engaged with the decolonization of life and epistemologies, and above all, assuming imagination and poetic and literary creation as a field of work and lines with which I sew myself as a subject.
Palavras-chave: Ancestry
African heritage
Teacher education
Images
Memories
Ancestralidade
Herança africana
Formação docente
Imagens
Memórias
Professores - Formação
Professores negros
Patrimônio cultural
Negros – Identidade racial
Memória coletiva
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes
Citação: CAMPOS, Luis Otávio Oliveira. Histórias de reencantamento: aprendercriar com professorxs. 2022. 86 f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19355
Data de defesa: 4-Abr-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Luis Otávio Oliveira Campos - 2022 - Completa.pdf4,47 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.