Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19355
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Histórias de reencantamento: aprendercriar com professorxs |
Título(s) alternativo(s): | Stories of re-enchantment: learncreate with teachers |
Autor: | Campos, Luis Otávio Oliveira ![]() |
Primeiro orientador: | Victorio Filho, Aldo |
Primeiro membro da banca: | Carneiro, Isabel Almeida |
Segundo membro da banca: | Cinelli, Maria Luiza Süssekind Verissimo |
Resumo: | Histórias de reencantamento é uma fração da pesquisa que desenvolvo acerca da minha formação docente, meus encontros com professores que marcam essa trajetória, e a herança ancestral de matriz africana orientando nossas reflexões e ações cotidianas. É um trabalho sobre encontros afetivos e saberes que são táticas de resistência e criação de mundos. Durante a pesquisa converso com professoras negras, acompanhando o diálogo que já estabeleço em redes educativas, para criarmos histórias que reencantam meu mundo, e apontam possibilidades e reflexões aos que pensam à docência e a formação como prática cotidiana. Nessas páginas me faço e refaço, num exercício autocriativo autônomo e engajado com a descolonização da vida e das epistemologias, e sobretudo, assumindo a imaginação e a criação poética e literária como campo de trabalho e linhas com as quais me costuro como sujeito. |
Abstract: | Stories of re-enchantment is a fraction of the research I develop about my teacher education, my meetings with teachers who have marked this trajectory, and the ancestral heritage of African origin guiding our reflections and daily actions. It’s a work about affective encounters and knowledge that are tactics of resistance and creation of worlds. During the research, I talk to black teachers, following the dialogue that I already establish in educational networks, to create stories that reenchant my world, and point out possibilities and reflections to those who think of teaching and education as a daily practice. In these pages I make and remake myself, in an autonomous self-creative exercise engaged with the decolonization of life and epistemologies, and above all, assuming imagination and poetic and literary creation as a field of work and lines with which I sew myself as a subject. |
Palavras-chave: | Ancestry African heritage Teacher education Images Memories Ancestralidade Herança africana Formação docente Imagens Memórias Professores - Formação Professores negros Patrimônio cultural Negros – Identidade racial Memória coletiva |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Artes |
Citação: | CAMPOS, Luis Otávio Oliveira. Histórias de reencantamento: aprendercriar com professorxs. 2022. 86 f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19355 |
Data de defesa: | 4-Abr-2022 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Artes |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Luis Otávio Oliveira Campos - 2022 - Completa.pdf | 4,47 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.