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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19380
Tipo do documento: Tese
Título: Viewpoints e Ready-made: recursos auxiliares nas práticas de leitura, de interpretação e de produção textuais
Título(s) alternativo(s): Viewpoints and Ready-made: auxiliary resources in practices of reading, of interpretacion and of textual production
Autor: Pereira, Felipe Moraes 
Primeiro orientador: Camara, Tania Maria Nunes de Lima
Primeiro membro da banca: Santos, Denise Salim
Segundo membro da banca: Abreu, Maria Teresa Tedesco Vilardo
Terceiro membro da banca: Martins, Ana Lúcia Monteiro Ramalho Poltronieri
Quarto membro da banca: Oliveira, Rosane Reis de
Resumo: É um desafio para todos os professores criar/descobrir novos métodos que incrementem o processo de construção do conhecimento, na busca da maior eficiência possível. A presente proposta visa a trabalhar o ensino da Língua Portuguesa, em especial na produção de textos, usando viewpoints – técnica de improvisação, que explora vocabulário, corpo/mente, e ready-made como recursos auxiliares do professor. Os viewpoints e o ready-made vêm-se mostrando produtivos no ambiente escolar, visto que transformam ludicamente o espaço de aprendizagem, nas aulas de língua materna. Essas técnicas permitem trazer para o plano concreto, conceitos abstratos que, em geral, são memorizados sem a necessária compreensão. Constitui-se como um processo que permite aos alunos tornarem-se, de fato, atores principais do processo de desenvolvimento de competências verbais e não verbais. As ações/atividades vivenciadas desenvolvem o senso crítico, inventam as possibilidades de aprendizagem, estimulam a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia no momento de produção textual, enfim, viabilizam a construção do conhecimento. Utilizamos dois documentos oficiais norteadores da educação brasileira – Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – e o aporte teórico de estudiosos da área de leitura, de escrita, letramento, do Ready-made e dos Viewpoints (BOGART; LANDAU; 2005). Os objetivos deste estudo consistem em refletir acerca do ensino e da aprendizagem da Língua Portuguesa e, por meio do jogo dos Viewpoints e da técnica ready-made, em mostrar que essas estratégias constituem um auxílio às teorias empregadas nas aulas de produção textual. Desse modo, apresenta-se uma sugestão pedagógica que pode proporcionar o enriquecimento da prática docente em Língua Portuguesa, e, principalmente, testar e avaliar estratégicas que colocam o aluno no centro do processo de aprendizagem. Com isso, garante-se ao aluno, além do protagonismo no procedimento de ensino e de aprendizagem, uma prática de letramento eficaz no trabalho com a Língua Portuguesa no que diz respeito à leitura, à interpretação e à produção de textos.
Abstract: It’s a challenge for all the teachers to create and discover new methods that increase the construction process of the knowledge, in the search of the most efficient as possible. This proposal has the point to refine the teaching of the Portuguese language, in especial the text production, using the viewpoints – improvisation technique, that explore the vocabulary, body/mind and ready-mades as teacher auxiliary resources’. The viewpoints and ready-made has showing themselves more productive in the school environment, since it clearly transforms the knowledge place in the classes of maternal language. This technique allows to bring the solid plan, abstracts concepts, that in general, are memorized without the specific understanding. Constitutes a process that allows the students to become, in deed, principal actors of the competence development process verbal and non-verbal. The experienced actions/activities increase the critic sense, create the knowledge possibilities, encourage the curiosity, the self-confidence and the autonomy on the moment of textual production, finally, makes possible the knowledge construction. We use two official guiding documents of Brazilian education - Nacional Curriculum Parameters (NCP), of Curricular Common Nacional Base (CCNB) and the scholar contribution of reading, writing, literacy and viewpoints area. (BOGART; LANDAU; 2005). The points of this research consists in make a reflection about the teaching and learning of Portuguese language and, thought ready-mades and viewpoints techniques, in show this strategy constitute a support to the applied theories in the textual production classes. In that way, it’s possible to see a pedagogical suggestion that could afford an enrichment of the Portuguese Language teaching, and, most important, evaluate and test strategies that put the student in the center of the learning process. With this, it’s guaranteed to the student, beyond protagonism in teaching and learning proceedings, an effective literacy on the Portuguese Language with regard to reading, interpretation and textual production.
Palavras-chave: Teaching
Portuguese
Body
Ensino
Língua portuguesa
Corpo
Língua portuguesa - Estudo e ensino (Ensino médio)
Leitura - Estudo e ensino (Ensino médio)
Letramento
Escrita - Métodos de ensino
Prática de ensino
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: PEREIRA, Felipe Moraes. Viewpoints e Ready-made: recursos auxiliares nas práticas de leitura, de interpretação e de produção textuais. 2020. 148 f. Tese (Doutorado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19380
Data de defesa: 22-Jun-2020
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras

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