Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19387
Tipo do documento: Dissertação
Título: A Bárbara: o corpo bandeira da mulher revolucionária e as práticas feministas nas artes
Título(s) alternativo(s): The Barbara: the revolutionary woman's body and feminist practices in the arts
Autor: Rodrigues, Brisa Mirele Barbosa 
Primeiro orientador: Lyra, Luciana de Fátima Rocha Pereira de
Primeiro membro da banca: Miranda, Maria Brígida de
Segundo membro da banca: Silva, Denise Espírito Santo da
Resumo: Esta dissertação parte da imagem do corpo bandeira (GOMES; SORJ, 2014), para instaurar um estudo panorâmico acerca de performances feministas em contexto acadêmico no Brasil. A compreensão da performance como plataforma de reivindicações de mulheres constrói justamente o suporte para o campo empírico desta pesquisa, que abarca justamente o desenvolvimento de uma performance autoral, a partir da experiência com os procedimentos da Mitodologia em Arte (LYRA, 2015). Previamente intitulada de A Bárbara, tal performance, que toma a forma de perforpalestra pessoalmente concebida, toma como bandeiras de criação: a figura mitológica de Antígona e as ex-presidentas do Brasil, Bárbara Alencar e Dilma Roussef. Entendendo a mulher revolucionária como mito-guia de minha performance autoral, inicio um ritual de rememoração, onde sou o dínamo entre estas três bandeiras, olho para trás e adiante, articulando imagens do passado e do presente (BENJAMIN, 1987) e procurando incitar uma ação política no mundo.
Abstract: This dissertation is based on the image of the banner body (GOMES; SORJ, 2014), to establish a panoramic study about feminist performances in an academic context in Brazil. The understanding of performance as a platform for women's claims builds precisely the support for the empirical field of this research, which precisely encompasses the development of an authorial performance, from the experience with the procedures of the Mythodology in Art (LYRA, 2015). Previously titled A Barbara, this performance, which takes the form of a personally conceived performance lecture, takes as its flags of creation: the mythological figure of Antígona and the former presidents of Brazil, Bárbara Alencar and Dilma Roussef. Understanding the revolutionary woman as a guiding myth of my authorial performance, I begin a ritual of remembrance, where I am the dynamo between these three flags, I look back and forth, articulating images of the past and the present (BENJAMIN, 1987) and seeking to incite a political action in the world.
Palavras-chave: Body
Performance
Feminism
Myth
Mythology in art
Corpo
Feminismo
Mito
Mitodologia em arte
Performance (Arte)
Corpo como suporte da arte
Mito na arte
Mulheres na arte
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes
Citação: RODRIGUES, Brisa Mirele Barbosa. A Bárbara: o corpo bandeira da mulher revolucionária e as práticas feministas nas artes. 2018. 217 f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19387
Data de defesa: 9-Nov-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Brisa Mirele Barbosa Rodrigues - 2018 - Completa.pdf11,19 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.