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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19409
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Raça, classe e gênero nas artes visuais: o empoderamento das linguagens negro-brasileiras |
Título(s) alternativo(s): | Race, class and gender in the visual arts: the empowerment of the black Brazilian languages |
Autor: | Pereira, Juliana Santos |
Primeiro orientador: | Campos, Marcelo Gustavo Lima de |
Primeiro membro da banca: | Ribeiro, Ana Paula Pereira da Gama Alves |
Segundo membro da banca: | Castro, Maurício Barros de |
Resumo: | Esta dissertação de mestrado propõem um exercício de olhar sobre a produção de artistas negras/os e não-brancas/os em emergência na contemporaneidade que possa, ao mesmo tempo, honrar a memória daquelas/es que vieram antes, e que foram atingidas/os pelo drama do reconhecimento em suas carreiras e contrariar a lógica racista que deslegitima tal produção levando-as/os à um apagamento sistemático na história da arte. Com base nas reflexões de diversas/os intelectuais, em especial intelectuais negras/os, que elaboram análises sobre os principais problemas e sintomas das relações étnico-raciais e de gênero, tanto no campo da arte como na sociedade como um todo, expressa-se aqui o desejo de investigar maneiras e possibilidades de articulação cuja principal finalidade seja garantir a circulação e a recepção dessa produção tão diversa, rejeitando categorizações carregadas de preconceitos e estereótipos. |
Abstract: | This master's dissertation proposes an exercise in looking at the production of black and non-white artists in the emergence of contemporaneity that can, at the same time, honor the memory of those who came before and who were affected for the drama of recognition in their careers and contradicting the racist logic that delegitimizes such production, leading them to a systematic erasure in the history of art. Based on the reflections of several intellectuals, especially black intellectuals, who elaborate analyzes on the main problems and symptoms of ethnic-racial and gender relations, both in the field of art and in society as a whole, it expresses the desire to investigate ways and possibilities of articulation whose main purpose is to guarantee the circulation and reception of such a diverse production, rejecting categorizations loaded with prejudices and stereotypes. |
Palavras-chave: | Brazilian art history Ethnic-racial relations Black people in contemporary art Intersectionality Empowerment História da arte no Brasil Relações étnico-raciais Pessoas negras na arte contemporânea Interseccionalidade Empoderamento Arte – História - Brasil Artistas negros - Brasil Reconhecimento (Filosofia) Arte negra - Brasil Negros na arte Racismo na arte Arte moderna – Brasil – Séc. XXI |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em História da Arte |
Citação: | PEREIRA, Juliana Santos. Raça, classe e gênero nas artes visuais: o empoderamento das linguagens negro-brasileiras. 2022. 125 f. Dissertação (Mestrado em História da Arte) - Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19409 |
Data de defesa: | 21-Jan-2022 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em História da Arte |
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Dissertação - Juliana Santos Pereira - 2022 - Completa.pdf | 3,79 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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