Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19409
Tipo do documento: Dissertação
Título: Raça, classe e gênero nas artes visuais: o empoderamento das linguagens negro-brasileiras
Título(s) alternativo(s): Race, class and gender in the visual arts: the empowerment of the black Brazilian languages
Autor: Pereira, Juliana Santos 
Primeiro orientador: Campos, Marcelo Gustavo Lima de
Primeiro membro da banca: Ribeiro, Ana Paula Pereira da Gama Alves
Segundo membro da banca: Castro, Maurício Barros de
Resumo: Esta dissertação de mestrado propõem um exercício de olhar sobre a produção de artistas negras/os e não-brancas/os em emergência na contemporaneidade que possa, ao mesmo tempo, honrar a memória daquelas/es que vieram antes, e que foram atingidas/os pelo drama do reconhecimento em suas carreiras e contrariar a lógica racista que deslegitima tal produção levando-as/os à um apagamento sistemático na história da arte. Com base nas reflexões de diversas/os intelectuais, em especial intelectuais negras/os, que elaboram análises sobre os principais problemas e sintomas das relações étnico-raciais e de gênero, tanto no campo da arte como na sociedade como um todo, expressa-se aqui o desejo de investigar maneiras e possibilidades de articulação cuja principal finalidade seja garantir a circulação e a recepção dessa produção tão diversa, rejeitando categorizações carregadas de preconceitos e estereótipos.
Abstract: This master's dissertation proposes an exercise in looking at the production of black and non-white artists in the emergence of contemporaneity that can, at the same time, honor the memory of those who came before and who were affected for the drama of recognition in their careers and contradicting the racist logic that delegitimizes such production, leading them to a systematic erasure in the history of art. Based on the reflections of several intellectuals, especially black intellectuals, who elaborate analyzes on the main problems and symptoms of ethnic-racial and gender relations, both in the field of art and in society as a whole, it expresses the desire to investigate ways and possibilities of articulation whose main purpose is to guarantee the circulation and reception of such a diverse production, rejecting categorizations loaded with prejudices and stereotypes.
Palavras-chave: Brazilian art history
Ethnic-racial relations
Black people in contemporary art
Intersectionality
Empowerment
História da arte no Brasil
Relações étnico-raciais
Pessoas negras na arte contemporânea
Interseccionalidade
Empoderamento
Arte – História - Brasil
Artistas negros - Brasil
Reconhecimento (Filosofia)
Arte negra - Brasil
Negros na arte
Racismo na arte
Arte moderna – Brasil – Séc. XXI
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em História da Arte
Citação: PEREIRA, Juliana Santos. Raça, classe e gênero nas artes visuais: o empoderamento das linguagens negro-brasileiras. 2022. 125 f. Dissertação (Mestrado em História da Arte) - Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19409
Data de defesa: 21-Jan-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em História da Arte

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Juliana Santos Pereira - 2022 - Completa.pdf3,79 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.