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Tipo do documento: Dissertação
Título: Vale para 1, vale para 2, ..., Vale para todos? O Princípio da Indução Finita como instrumento da Matemática na Educação Básica e além.
Título(s) alternativo(s): It is valid for 1, it is valid for 2, ..., Is it for everyone? The Principle of Finite Induction as an instrument of Primary and Secondary Schools and beyond.
Autor: Silva, Robson Miranda da 
Primeiro orientador: Silva , Sérgio Luiz
Primeiro membro da banca: Costa , Marcus Vinicius Tovar
Segundo membro da banca: Villapouca, Mariana Gesualdi
Terceiro membro da banca: Fantin, Silas
Resumo: Este trabalho visa tratar sobre uma ferramenta elementar para um bom entendimento da Matemática, que é o Princípio da Indução Finita, infelizmente pouco utilizado no ensino da Matemática em demonstrações na Educação Básica. Esse princípio está na fundamentação dos números naturais e com ele certificaremos algumas propriedades que envolvem esse conjunto numérico. A quase omissão completa dessa ferramenta na educação básica é a motivação deste estudo, que tem como objetivo servir como fonte para uma melhor compreensão do princípio tanto para alunos quanto professores da educação básica. Este trabalho aborda as diversas formulações do princípio da indução e as equivalências entre elas. Por fim, para reforçar a percepção de como pode ser utilizado esse instrumento na Educação Básica são apresentados diversos exemplos de propriedades relativas aos números naturais, a fim de estabelecer uma afinidade maior pela argumentação e pelas demonstrações de uma maneira geral na Matemática.
Abstract: This work aims to treat about an elementary tool for a good understanding of Mathematics, which is the Principle of Finite Induction, unfortunately little used in the teaching of Mathematics in demonstrations in the Primary and Secondary Schools. That principle takes part of the theoretic base foundation of the natural numbers and with it we will certify some properties that involve this numerical set. Almost complete omission of this tool in Primary and Secondary is the motivation of this study, which has object to serve as source for a better understanding of the principle for both students as well for teachers of Primary and Secondary Schools. This work addresses the different formulations of the Principle of Finite Induction and their equivalences. Finally, to reinforce the perception of how this instrument can be used in Primary and Secondary Schools, several examples of properties related to natural numbers are presented, in order to establish a greater affinity with argumentations and demonstrations in a general manner in Mathematics.
Palavras-chave: Principle of Finite Induction
Formulations of the principle
Equivalences between formulations
Primary and secondary schools
Indução (Matemática)
Princípio da Indução Finita
Formulações do princípio
Equivalências entre formulações
Educação básica
Matemática – Estudo e ensino
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e Estatística
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT)
Citação: SILVA, Robson M. Vale para 1, vale para 2, ..., Vale para todos? O Princípio da Indução Finita como instrumento da matemática na educação básica e além. 2021. 56 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19421
Data de defesa: 22-Abr-2021
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Rede Nacional em Matemática (PROFMAT)

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