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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19434
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Efeitos da exposição à violência na educação escolar |
Título(s) alternativo(s): | Effects of exposure to violence in school education |
Autor: | Cunha, Rômulo Predes Monteiro da ![]() |
Primeiro orientador: | Ribeiro, Carlos Antonio Costa |
Primeiro membro da banca: | Barbosa, Rogério Jerônimo |
Segundo membro da banca: | Silva, Eduardo Ribeiro da |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo mapear as evidências da literatura nacional e internacional que investiga os mecanismos de transmissão e os efeitos da exposição à violência na educação escolar. Para isso, são articuladas referências vindas do campo da estratificação, abordando a existência de desigualdades de oportunidades educacionais e riscos diferenciais de exposição à violência. Na sequência, é debatido como as desigualdades educacionais e a exposição à violência se tensionam nos territórios, onde até mesmo a possibilidade de confronto tem um potencial danoso enorme para o bem-estar e a sensação de segurança de crianças e adolescentes. É discutido como a exposição à violência impacta o comportamento e a experiência dos estudantes nas escolas, afetando o processo de ensino-aprendizagem e o clima escolar. São descritas as evidências disponíveis a nível individual, escolar e para comunidade ou vizinhança, assim como os principais conceitos acionados pela literatura e as metodologias de pesquisa aplicadas. É destacado que esse campo ainda carece de uma revisão sistemática de maior fôlego, reunindo evidências a nível global. Por fim, é conduzida uma abordagem empírica para verificar a influência da exposição à violência no desempenho escolar de estudantes de escolas públicas nos anos iniciais do Ensino Fundamental (5º ano, antiga 4ª série) em diferentes regiões com Unidades de Polícia Pacificadora (UPP). Ceteris paribus, estudantes negros, estudantes cujos responsáveis possuem menor grau de escolaridade e estudantes em regiões mais expostas à violência apresentaram, em média, menores desempenhos escolares. |
Abstract: | This work aims to map the evidence from national and international literature that investigates the transmission mechanisms and the effects of exposure to violence in schooling. For this, references from the field of stratification are articulated, addressing the existence of inequalities in educational opportunities and differential risks of exposure to violence. Afterwards, it is discussed how educational inequalities and exposure to violence are tensioned in territories, where even the possibility of confrontation has enormous harmful potential for the well-being and sense of security of children and adolescents. It is discussed how exposure to violence impacts the behavior and experience of students in schools, affecting the teaching-learning process and the school climate. The evidence available at individual, school and community or neighborhood levels is described, as well as the main concepts used by the literature and research methodologies applied. It is highlighted that this field still lacks a more extensive systematic review, gathering evidence at a global level. Finally, an empirical approach is conducted to verify the influence of exposure to violence on school performance of public elementary schools students in different regions with Pacifying Police Units (UPP). Ceteris paribus, black students, students whose parents have a lower level of education and students in regions more exposed to violence had, on average, lower school performance. |
Palavras-chave: | Violence Education Stratification City Violência Educação Estratificação Cidade |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::SOCIOLOGIA URBANA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Ciências Sociais::Instituto de Estudos Sociais e Políticos |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Sociologia |
Citação: | CUNHA, Rômulo Predes Monteiro da. Efeitos da exposição à violência na educação escolar. 2022. 71 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Instituto de Estudos Sociais e Políticos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19434 |
Data de defesa: | 8-Jul-2022 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Sociologia |
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