Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19464
Tipo do documento: Dissertação
Título: Ressaltando o aspecto interdisciplinar da Matemática para o Ensino Médio: uma abordagem algébrica na solução de problemas sobre grafos
Título(s) alternativo(s): Highlighting the interdisciplinary aspect of mathematics for high school: an algebraic approach to the resolution of graph problems
Autor: Costa, João Pedro de Souza Gomes da 
Primeiro orientador: Silva, Sérgio Luiz da
Primeiro membro da banca: Monje, Ruben Edwin Lizarbe
Segundo membro da banca: Filho , Florêncio Ferreira Guimarães
Terceiro membro da banca: Santos, Walcy
Quarto membro da banca: Silva, Patrícia Nunes da
Resumo: No presente trabalho, motivados por ressaltar o caráter interdisciplinar da Matemática para o aluno do ensino médio, são exploradas relações entre grafos, importante tópico de combinatória, e grupos, estrutura essencial no estudo da álgebra, aplicadas à resolução de certos problemas de contagem. Os conceitos e propriedades são estabelecidos a partir da formulação de problemas palpáveis e de linguagem acessíveis ao público-alvo. As importâncias dos conceitos de grafos e grupos, aqui conectados, justificam e relevam a exploração de tais relações. Os conceitos e propriedades relacionados aos grafos são estabelecidos a partir da representação gráfica de alguns dos problemas. O conceito de grupo é introduzido a partir da observação de propriedades relacionadas a objetos matemáticos que aparecem ao longo da educação básica. Ao final do trabalho, a conexão entre grafos e álgebra é feita por meio do grupo dos automorfismos de um grafo e é usada para resolver problemas de contagem e um problema de geometria.
Abstract: In this present work, motivated to emphasize the interdisciplinary character of mathematics to an high school level student, the relation between graphs, an important topic in combinatorics, and groups, an essential structure in algebra study, is explored while applied to some problem resolution . The concepts and properties are settled from formulation of tangible problems and accessible language to the target audience. The importance of graphs and groups concepts, connected in this work, justify and stress the use of such relations. The concept of a graph and related properties are formulated from the graphic representation of some problems. The group concept is introduced from the observation of the properties of mathematical objects studied all over the years at school. Finally, at the end, the connection between graphs and algebra is made by the study of an automorphism group of a graph. This connection is used to solve counting problems and a geometry problem.
Palavras-chave: Graphs
Groups
Permutation
Interdisciplinarity
Grafos - Teoria
Matemática - estudo e ensino
Grupos
Permutação
Interdisciplinaridade
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e Estatística
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT)
Citação: COSTA, João Pedro de Souza Gomes da. Ressaltando o aspecto interdisciplinar da Matemática para o Ensino Médio: uma abordagem algébrica na solução de problemas sobre grafos. 2021. 90 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19464
Data de defesa: 27-Abr-2021
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Rede Nacional em Matemática (PROFMAT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - João Pedro de Souza Gomes da Costa - 2021 - Completa.pdf1,37 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.