Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19464
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Ressaltando o aspecto interdisciplinar da Matemática para o Ensino Médio: uma abordagem algébrica na solução de problemas sobre grafos |
Título(s) alternativo(s): | Highlighting the interdisciplinary aspect of mathematics for high school: an algebraic approach to the resolution of graph problems |
Autor: | Costa, João Pedro de Souza Gomes da ![]() |
Primeiro orientador: | Silva, Sérgio Luiz da |
Primeiro membro da banca: | Monje, Ruben Edwin Lizarbe |
Segundo membro da banca: | Filho , Florêncio Ferreira Guimarães |
Terceiro membro da banca: | Santos, Walcy |
Quarto membro da banca: | Silva, Patrícia Nunes da |
Resumo: | No presente trabalho, motivados por ressaltar o caráter interdisciplinar da Matemática para o aluno do ensino médio, são exploradas relações entre grafos, importante tópico de combinatória, e grupos, estrutura essencial no estudo da álgebra, aplicadas à resolução de certos problemas de contagem. Os conceitos e propriedades são estabelecidos a partir da formulação de problemas palpáveis e de linguagem acessíveis ao público-alvo. As importâncias dos conceitos de grafos e grupos, aqui conectados, justificam e relevam a exploração de tais relações. Os conceitos e propriedades relacionados aos grafos são estabelecidos a partir da representação gráfica de alguns dos problemas. O conceito de grupo é introduzido a partir da observação de propriedades relacionadas a objetos matemáticos que aparecem ao longo da educação básica. Ao final do trabalho, a conexão entre grafos e álgebra é feita por meio do grupo dos automorfismos de um grafo e é usada para resolver problemas de contagem e um problema de geometria. |
Abstract: | In this present work, motivated to emphasize the interdisciplinary character of mathematics to an high school level student, the relation between graphs, an important topic in combinatorics, and groups, an essential structure in algebra study, is explored while applied to some problem resolution . The concepts and properties are settled from formulation of tangible problems and accessible language to the target audience. The importance of graphs and groups concepts, connected in this work, justify and stress the use of such relations. The concept of a graph and related properties are formulated from the graphic representation of some problems. The group concept is introduced from the observation of the properties of mathematical objects studied all over the years at school. Finally, at the end, the connection between graphs and algebra is made by the study of an automorphism group of a graph. This connection is used to solve counting problems and a geometry problem. |
Palavras-chave: | Graphs Groups Permutation Interdisciplinarity Grafos - Teoria Matemática - estudo e ensino Grupos Permutação Interdisciplinaridade |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e Estatística |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) |
Citação: | COSTA, João Pedro de Souza Gomes da. Ressaltando o aspecto interdisciplinar da Matemática para o Ensino Médio: uma abordagem algébrica na solução de problemas sobre grafos. 2021. 90 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19464 |
Data de defesa: | 27-Abr-2021 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Rede Nacional em Matemática (PROFMAT) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - João Pedro de Souza Gomes da Costa - 2021 - Completa.pdf | 1,37 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.