Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19465
Tipo do documento: Dissertação
Título: A fotografia como ferramenta para a formação humana e cidadã: uma experiência na Comunidade da Maré
Título(s) alternativo(s): The photography as a tool for human and citizen formation: an experience in the Slums of Maré
Autor: Araújo, Ana Lúcia de
Primeiro orientador: Villardi, Raquel
Primeiro membro da banca: Miranda, Maria Geralda
Segundo membro da banca: Lázaro, André
Resumo: O ato fotográfico não se resume a um apertar de botão de câmera. Ele vem carregado de significado, expressões e intenções. Quem pensa em fazer uma fotografia já carrega, até mesmo sem se dar conta, uma carga de informações e experiências vividas que vão influenciar no modo de ver e de enquadrar o que se pretende registrar. O presente trabalho, realizado através de um grupo de pesquisa que atuou em uma escola estadual da Comunidade da Maré se dedicou a acompanhar a formação do olhar dos alunos para a realidade, com a intenção de transformá-la sob a tutela da fotografia. Desenvolvemos uma pesquisa, que chamamos de “Projeto Horizontes” e, baseados no conceito de capital cultural, do filósofo Pierre Bourdieu, oferecemos uma série de distintas experiências culturais àqueles jovens. Com uma câmera na mão (ou um telefone celular) e uma coleção de temas propostos, eles foram registrando os momentos vividos no projeto e também sua realidade cotidiana. A exposição a uma grande quantidade de eventos culturais, o trabalho com as fotografias e as discussões no grupo acabaram por ampliar o cabedal cultural de todos. A dissertação em tela descreve as etapas de como isso se deu.
Abstract: The act of taking a picture is not just about clicking the camera. It is full of meanings, expressions and intentions. A person who thinks about taking a picture already carries a load of information and experiences that might affect the way to see and frame what they intend to register. The present work, made with a research group that worked in a state school in the slums of Maré, has attempted to follow the formation of the view of the students to the reality, with the intention of transforming them through photography. We developed a research called “Horizon Project” and, based on the concept of cultural capital from philosopher Pierre Bourdieu, we offered a series of distinguished cultural experience to those young students. With a camera or a cell phone in hand and a list of proposed themes, they registered the moments lived in the project and their daily reality.The exposition to a great number of cultural events, the work with photography and the discussions on the group made them enhance their cultural background. The dissertation on screen describes all the steps of the process.
Palavras-chave: Capital cultural
Projeto horizontes
Fotografia
Cultural capital
Horizon project
Photography
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana
Citação: ARAÚJO, Ana Lúcia. A fotografia como ferramenta para a formação humana e cidadã: uma experiência na Comunidade da Maré. 2018. 102 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19465
Data de defesa: 12-Jul-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Ana Lúcia de Araújo - 2022 - Completa.pdf8,05 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.