Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19479
Tipo do documento: Dissertação
Título: A diferença religiosa na escola pública: estudo de caso em uma escola em Belford Roxo
Título(s) alternativo(s): The religious difference in the public school: a case study at a school in Belford Roxo
Autor: Silva, Quézia Malachias 
Primeiro orientador: Sonco, Cláudia Hernandez Barreiros
Primeiro membro da banca: Baião, Jonê Carla
Segundo membro da banca: Araújo, Cinthia Monteiro de
Resumo: Nesta dissertação, analisa-se a perspectiva de professores do segundo segmento de uma escola municipal localizada em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, quanto à diferença e os conflitos religiosos na escola e se estes influenciam as relações interpessoais no ambiente escolar. Para nortear a pesquisa, dialogamos com os conceitos de igualdade e diferença (SANTOS, 1999; ANDRADE, 2009; CANDAU, 2012), de etnocentrismo (GOMES, 2005), de estigma (GOFFMAM, 1993), de educação intercultural crítica (TUBINO 2005; CANDAU, 2011), dentre outros. A pesquisa de campo realizada foi de natureza qualitativa, pois se trata do estudo de um determinado problema e da análise de como ele se manifesta no ambiente escolar. Com base em Marconi & Lakatos (1996), utilizou-se como técnica de coleta e análise de dados a observação sistemática no espaço escolar, que também pode ser denominada observação estruturada, e a entrevista semiestruturada com os docentes. A partir da pesquisa, identificou-se que os professores pesquisados já presenciaram comentários e/ou conflitos relacionados a questões religiosas na sala de aula e já mediaram estes conflitos de diferentes formas, embora não se sintam seguros sobre a pertinência das intervenções que fizeram. Todos se posicionam favoráveis a uma escola laica, embora demonstrem diferentes perspectivas sobre práticas de cunho religioso nas escolas públicas. Durante as entrevistas, a maioria dos professores concordou que as pessoas de religiões de matrizes africanas são as que mais sofrem com preconceitos no espaço escolar. Como sugestão para minimizar estes conflitos, foi proposto o modelo de educação na perspectiva intercultural crítica, definida por Candau (2011) como uma educação que se assenta na concepção de uma educação emancipatória que não invisibiliza os conflitos inerentes às diferenças nos espaços de aprendizagem, mas os enfrenta. Para ampliar os saberes e socializar os conhecimentos que favoreçam o respeito às histórias, identidades, memórias, crenças e valores de diferentes grupos religiosos, bem como das pessoas sem religião, ateus e agnósticos e contribua na promoção da dignidade humana, este estudo propõe o curso de extensão ― "A diferença religiosa e o ensino".
Abstract: In this dissertation, we analyze the perspective of teachers of the second segment of a municipal school located in Belford Roxo, in the Baixada Fluminense, regarding the difference and the religious conflicts in the school and if these influence the interpersonal relations in the school environment. In order to guide the research, we have dialogues with the concepts of equality and difference (SANTOS, 1999; ANDRADE, 2009; CANDAU, 2012), of ethnocentrism (GOMES, 2005), stigma (GOFFMAM, 1993) of critical intercultural education (TUBINO, 2005; CANDAU, 2011), among others. The field research was qualitative in nature, because it was the study of a given problem and the analysis of how it manifests itself in the school environment. Based on Marconi & Lakatos (1996), the systematic observation in the school space, which can also be called structured observation, and the semi structured interview with the teachers, was used as data collection and analysis technique. From the research, it was identified that the teachers who participated in the study have already seen comments and / or conflicts related to religious issues in the classroom and have mediated these conflicts in different ways, although they do not feel secure about the pertinence of the interventions they have made. All are in favor of a secular school, although they show different perspectives on religious practices in public schools. During the interviews, most of the teachers agreed that people from African matrices are the ones who suffer most from prejudices in school. As a suggestion to minimize these conflicts, the model of education in the critical intercultural perspective, defined by Candau (2011) as an education based on the conception of an emancipatory education that does not invisibilize the conflicts inherent in the differences in the learning spaces, but faces them, has been proposed. In order to expand and socialize knowledge that favors respect for the histories, identities, memories, beliefs and values of different religious groups, as well as non-religious, atheists and agnostics, and contributes to the promotion of human dignity, this study proposes the course of extension "The religious difference and the teaching"
Palavras-chave: Religion
Critical interculturality
Secular school
Religião
Interculturalidade crítica
Escola laica
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ORIENTACAO E ACONSELHAMENTO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira
Programa: Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ
Citação: SILVA, Quézia Malachias. A diferença religiosa na escola pública: estudo de caso em uma escola em Belford Roxo. 2018. 95 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Educação Básica) – Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19479
Data de defesa: 24-Ago-2018
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Saúde, Medicina Laboratorial e Tecnologia Forense

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Quézia Malachias Silva - 2018 - Completa.pdf1,34 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.