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Tipo do documento: Tese
Título: Inclusão social através do esporte: vivências de adultos com deficiência física adquirida
Título(s) alternativo(s): Social inclusion through sport: experiences of adults with acquired physical disabilities
Autor: Queiroz, Adriana Renata Sathler de 
Primeiro orientador: Glat, Rosana
Primeiro membro da banca: Redig, Annie Gomes
Segundo membro da banca: Dutra, Flávia Barbosa da Silva
Terceiro membro da banca: Melo, Francisco Ricardo Lins Vieira de
Quarto membro da banca: Mainenti, Miriam Raquel Meira
Resumo: Há algum tempo que a proposta de fomentar a inclusão social através do esporte tem sido incorporada nas políticas internacionais e nacionais, como um meio estratégico de responder questões contemporâneas que afetam, principalmente, os grupos mais vulneráveis. As ações que vêm sendo implementadas nesta direção não são ainda contundentes, principalmente, quando se voltam para às pessoas com deficiência. O objetivo do presente estudo foi investigar a influência do esporte para a promoção da inclusão social de pessoas com deficiência física adquirida na idade adulta. Participaram da pesquisa oito homens e duas mulheres, entre 34 e 67 anos, moradores na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Utilizamos a abordagem qualitativa do método História de Vida, com entrevistas abertas, para trazer as vozes dos sujeitos engajados no esporte, no sentido de valorizar e dar importância às suas percepções e sentimentos acerca das suas experiências “no” e “através” do esporte, tornando visíveis as realidades por eles vividas. A falta de acessibilidade e as barreiras atitudinais, financeiras e dos ambientes físicos foram apontados como os principais obstáculos para a prática e o engajamento esportivo, reduzindo o potencial do esporte para promover a inclusão social em seu sentido mais amplo. Os dados apontaram, ainda, que as vivências no esporte integraram várias experiências que influenciaram no autoconhecimento dos sujeitos. Sendo um ponto de partida para uma vida mais ativa, e permitir esses adultos (re)conhecerem suas capacidades, após a aquisição da deficiência física. Com o aumento da autoconfiança, os sujeitos despertaram para novos interesses, protagonizando a busca por novos conhecimentos, como meio de explorar a expansão do seu pertencimento na sociedade, bem como estar mais preparado para manter o engajamento esportivo e assegurar a inclusão no esporte. Os achados indicam que houve inclusão social pela perspectiva individual. No entanto, é preciso políticas públicas que apoiem iniciativas de articulação entre o esporte e a educação para promover a aprendizagem ao longo da vida, direcionadas aos atendimentos das demandas específicas de pessoas com deficiência.
Abstract: For some time, the idea of promoting social inclusion through sport has been incorporated in both international and national policies, as a strategic means of responding to contemporary issues that mainly affect the most vulnerable groups. The actions that have been implemented in this direction are not yet conclusive, especially with regard to people with disabilities. The aim of the present study was to investigate the influence of sport in promoting social inclusion of people with physical disabilities acquired during adulthood. Eight men and two women, residents of the city of Rio de Janeiro - Brazil, with ages between 34 and 67 years old, participated in the research. We used the qualitative approach of the Life History method, with open interviews, to bring the voices of the subjects engaged in sport. It was our goal to value and to give importance to their perceptions and feelings about their experiences "in" and "through" the sport, giving visibility to the realities they experienced. The lack of accessibility, the attitudinal, financial and environment barriers were identified as the main obstacles to practice and to engage in sport related activities, reducing its potential to promote social inclusion in its broadest sense. The data also showed that the experiences with sports integrated several experiences that influenced the self-knowledge of the subjects. In fact, these practices proved to be a starting point for a more active life, allowing the subjects to (re)understand their abilities after the acquisition of their physical disability. With the increase in self-confidence, the subjects discovered new interests, leading to the search for knowledge, as a means of exploring the expansion of their sense of belonging in society, as well as being more prepared to maintain engagement and ensure inclusion in the sport. The findings indicate that, from an individual perspective, there was social inclusion. However, public policies are needed to support initiatives in linking sport and education in order to promote lifelong learning, aimed at meeting the specific demands of people with disabilities.
Palavras-chave: Adapted sport
Inclusive education
Lifelong learning
Life skills
Accessibility
Social participation
Life story
Esporte adaptado
Educação inclusiva
Aprendizagem ao longo da vida
Habilidades de vida
Acessibilidade
Participação social
História de vida
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: QUEIROZ, Adriana Renata Sathler de. Inclusão social através do esporte: vivências de adultos com deficiência física adquirida. 2022. 116 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19500
Data de defesa: 24-Out-2022
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

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