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Tipo do documento: Tese
Título: Memes no Curso Normal: juventudes em formação entrelaçada por políticas, poéticas e tecnologias
Título(s) alternativo(s): Memes in the Normal Course: youth in formation intertwined by politics, poetics and technologies
Autor: Oliveira, Ana Paula da Silva Conceição 
Primeiro orientador: Oswald, Maria Luiza Magalhães Bastos
Primeiro membro da banca: Araújo, Mairce da Silva
Segundo membro da banca: Prado, Guilherme do Val Toledo
Terceiro membro da banca: Couto Junior, Dilton Ribeiro do
Quarto membro da banca: Corsino, Partícia
Resumo: A sociedade contemporânea apresenta um cenário marcado pela cibercultura (LÉVY, 2010), em que é comum observar uma ubiquidade tecnológica, na qual as relações sociais são permeadas pelos artefatos digitais em rede, trazendo outros modos de convivência e comunicação. As relações entre as pessoas, presentificadas no universo digital, sinalizam formas outras de enunciar a palavra, de tocar e agir em direção ao outro responsivamente (BAKHTIN, 2011). Nessa tessitura, apresento a pesquisa de doutorado produzida na Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ, sob a orientação da Professora Dra. Maria Luiza Magalhães Bastos Oswald, coordenadora do Grupo de Pesquisa Infância, Juventude, Educação e Cultura/IJEC. O presente estudo tem por objetivo conhecer as produções de sentidos das normalistas dadas aos memes na contemporaneidade que, permeada por tecnologias digitais em rede (SANTOS; CARVALHO, 2021), desencadeia outros modos de leitura, escrita e expressão. Entre conversas físicas, no WhatsApp e no Meet, abriu-se espaço para a partilha de pensamentos e sentimentos (SERPA, 2010), emergindo em memes as tormentas sociais e os murmúrios clandestinos (GERALDI, 2010) das estudantes. O que as normalistas têm enunciado em memes? Em busca de possíveis respostas, o caminho é em direção à palavra, compreendendo-a como significado, experiência psíquica, ideologia, ação e acontecimento que esbarra na tecnologia não apenas como instrumento, mas como prática cultural responsiva e revolucionária. O presente estudo compreende as tecnologias digitais em rede como ambientes de transição e corporificação da linguagem (SANTAELLA, 2003), tornando-se os memes modos contemporâneos de pensar, dizer e responder. Em sintonia com a teoria da enunciação de Bakhtin e de seu círculo, a linguagem é compreendida como um fenômeno com essência, lugar e destino na vida social (VOLOCHÍNOV, 2013), tornando-se os memes expressões carregadas de densidades ideológicas, ora promovendo o riso festivo popular, alegre e burlador, ora demonstrando uma autoria satírica, de humor negativo e mordaz, destinado à mortificação da vida. Enquanto prática cultural de estudantes, os memes caracterizam-se pela hibridação da linguagem que, ao apelar ao riso e à ironia, traduzem-se como enunciação crítica, revelando pistas sobre o vivido pelas normalistas em seu processo de formação dentrofora da escola. Assim como Bakhtin, acredita-se que é na ideologia do cotidiano que a classe popular reage às ideologias oficiais em busca de sua transformação.
Abstract: Contemporary society presents a scenario marked by cyberculture (LÉVY, 2010), in which it is common to observe a technological ubiquity, in which social relations are permeated by networked digital artifacts, bringing other modes of coexistence and communication. The relationships between people, made present in the digital universe, signal other ways of enunciating the word, of touching and acting towards the other responsively (BAKHTIN, 2011). In this context, I present the doctorate research produced at the State University of Rio de Janeiro/UERJ, under the guidance of Professor Dr. Maria Luiza Magalhães Bastos Oswald, coordinator of the Childhood, Youth, Education and Culture Research Group/IJEC. The present study aims at knowing the production of meanings of normalists given to memes in contemporary times, which permeated by networked digital technologies (SANTOS; CARVALHO, 2021) triggers other modes of reading, writing and expression. Between physical conversations, on WhatsApp and on Meet, space was opened for sharing thoughts and feelings (SERPA, 2010), with the students’ social storms and clandestine murmurs (GERALDI, 2010) emerging in memes. What have normalists been enunciating in memes? In search of possible answers, the path is towards the word, understanding it as meaning, psychic experience, ideology, action and event that collides with technology not only as an instrument, but as a responsive and revolutionary cultural practice. The present study understands networked digital technologies as environments circle, language is understood as a phenomenon with essence, place and destiny in social life (VOLOCHÍNOV, 2013), memes becoming expressions laden with ideological densities, sometimes promoting the popular festive laughter, cheerful and mocking, sometimes demonstrating a satirical authorship, with a negative and biting humor, destined to the mortification of life. As a cultural practice of students, memes are characterized by the hybridization of language that, by appealing to laughter and irony, are translated as critical enunciation, revealing clues about what normalists experience in their training process inside and outside the school. Like Bakhtin, it is believed that it is in the ideology of everyday life that the popular class reacts to official ideologies in search of its transformation.
Palavras-chave: Tecnologia
Memes
Juventudes normalistas
Enunciação
Technology
Memes
Normalist youths
Enunciation
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: OLIVEIRA, Ana Paula da Silva Conceição. Memes no Curso Normal: juventudes em formação entrelaçada por políticas, poéticas e tecnologias. 2023. 227 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19506
Data de defesa: 10-Mar-2023
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

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