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Tipo do documento: Tese
Título: Percepção e eficácia das expressões sonora e musical de marcas: o viés neurológico das ações práticas de sound branding e music branding
Título(s) alternativo(s): Perception and efficiency of sound and musical expressions of brands: the neurological bias of sound branding and music branding practical actions
Autor: Matos, Cristiana Martins de 
Primeiro orientador: Marchi, Leonardo Gabriel de
Primeiro membro da banca: Oliveira, Fátima Cristina Régis Martins de
Segundo membro da banca: Pereira, Vinícius Andrade
Terceiro membro da banca: Erthal, Ana Amélia
Quarto membro da banca: Barbosa, Maria de Belém da Conceição Ferreira
Resumo: Este trabalho investigou as intenções de marcas e produtores a partir de como pensam seus públicos de interesse, e as percepções de indivíduos consumidores quanto às experiências de sound branding e music branding desenvolvidas por estes, tendo em vista o viés neurológico dos gostos sonoro e musical. Tendo como metodologia estudo de casos dos supermercados portugueses Continente e Pingo Doce, foram utilizadas as técnicas de estudo pesquisa bibliográfica; entrevistas individualizadas semiestruturadas; questionário online; trabalho de campo; questionários presenciais; e organização e análise dos dados obtidos. Principais resultados apontaram para uma conjunção em que as percepções se dão sem que se tenha consciência, de modo que vão sendo constituídas associações e memórias do corpo de forma quase que involuntária. Possíveis futuras pesquisas, enfim, podem abranger, no que tange à comunicação de marca com sons e músicas, o nicho de eventos, as experiências imersivas, e os elementos tecnológicos contemporâneos condizentes com o marketing 5.0.
Abstract: This work investigated the intentions of brands and producers based on how they think about their audiences of interest, and the perceptions of individual consumers about the experiences of sound branding and music branding developed by them, taking into account the neurological bias of sound and musical tastes. Having as methodology case study of the Portuguese supermarkets Continente and Pingo Doce, the study techniques used were bibliographic research; semi-structured individual interviews; online questionnaire; field work; presential questionnaires; and organization and analysis of the data obtained. The main results pointed to a conjunction in which perceptions occur without being fully aware of them, so that associations and memories of the body are formed in an almost involuntary way. Possible future researches, finally, may encompass, regarding brand communication with sounds and musics, the niche of events, the immersive experiences, and the contemporary technological elements consistent with the marketing 5.0.
Palavras-chave: Experience economy
Sound branding
Music branding
Neuroscience
Musical taste
Economia da experiência
Sound branding
Music branding
Neurociência
Gosto musical
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Citação: MATOS, Cristiana Martins de. Percepção e eficácia das expressões sonora e musical de marcas: o viés neurológico das ações práticas de sound branding e music branding. 2023. 266 f. Tese (Doutorado em Comunicação) – Faculdade de Comunicação Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19526
Data de defesa: 27-Fev-2023
Aparece nas coleções:Doutorado em Comunicação

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