Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19531
Tipo do documento: Dissertação
Título: As Artes Visuais como interseção das linguagens: uma experiência transdisciplinar no Centro de Referência em Educação Infantil Realengo – Colégio Pedro II.
Título(s) alternativo(s): Visual Arts as the intersection of languages: a transdisciplinary experience at the Reference Center for Early Childhood Education - Colégio Pedro II.
Autor: Njaime, Erika Machado 
Primeiro orientador: Barretto, Alexandre Sá
Primeiro membro da banca: Figueiredo, Ana Valéria de
Segundo membro da banca: Victorio Filho, Aldo
Terceiro membro da banca: Oliveira, Cristiane Gomes de
Resumo: A presente pesquisa tem a pretensão de analisar as vivências artístico-pedagógicas desenvolvidas por mim, enquanto professora e coordenadora da disciplina Artes Visuais, no Centro de Referência em Educação Infantil Realengo do Colégio Pedro II (CREIR / CPII), entre os anos de 2014 e 2016, período o qual este ainda era Unidade de Educação Infantil Realengo (UEIR) e buscava alcançar sua autonomia burocrática e constituir sua identidade pedagógica. Nessa, objetiva-se identificar se as metodologias de ensino propostas nessas vivências, contribuíram para uma dinâmica pedagógica que privilegiasse a (re)articulação dos saberes, potencializando uma formação holística das crianças, evidenciando as Artes Visuais como disciplina que propicia possibilidades de ver, fazer e compreender que, quando perpassa as demais linguagens, impulsiona diferentes perspectivas de construção do conhecimento, o que percebeu-se, serem tais vivências, práticas pedagógicas transdisciplinares. Nesse sentido, a cartografia como método de pesquisa, possibilitou relatar a experiência vivida agregando à literatura acadêmica a informalidade das memórias e dos registros, fossem eles manuscritos ou visuais, o que proporcionou encontros bibliográficos que levaram essa ao encontro do pensamento complexo e da transdisciplinaridade, esta observada nessa pesquisa como potencializadora de propostas pedagógicas que que são marcadas por encontros, afetações e dinâmicas pedagógicas não formatadas.
Abstract: This research aims to analyze the artistic-pedagogical experiences developed by me, as a teacher and coordinator of the Visual Arts discipline, at the Reference Center for Early Childhood Education of Colégio Pedro II (CREIR / CPII), between 2014 and 2016, which was still a Realengo Early Childhood Education Unit (UEIR) and sought to achieve its bureaucratic autonomy and to constitute its pedagogical identity. The objective of this study is to identify if the teaching methodologies proposed in these experiences contributed to a pedagogical dynamic that favored the (re) articulation of knowledge, enhancing a holistic formation of children, highlighting the Visual Arts as a discipline that provides possibilities to see, do and to understand that when it permeates the other languages, it impels different perspectives of knowledge construction, which one perceives to be such experiences as transdisciplinar pedagogical practices. In this sense, cartography as a research method made it possible to report the lived experience by adding to the academic literature the informality of memories and records, whether handwritten or visual, which provided bibliographic encounters that led to the meeting of complex thinking and transdisciplinarity, It is observed in this research as a potentiator of pedagogical proposals that are marked by encounters, affects and unformatted pedagogical dynamics.
Palavras-chave: Visual arts
Preschool education
Integration
Transdisciplinarity
Artes visuais
Educação infantil
Integração
Transdisciplinaridade
Artes – Teses
Arte – Estudo e ensino – Teses
Educação infantil - Teses
Arte e educação – Teses
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação – Teses
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes
Citação: NJAIME, Erika Machado. As Artes Visuais como interseção das linguagens: uma experiência transdisciplinar no Centro de Referência em Educação Infantil Realengo – Colégio Pedro II. 2019. 124 f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19531
Data de defesa: 4-Nov-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Erika Machado Njaime_dissertacao_ Final.pdf3,12 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.